Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
4 de maio de 2022
Como empreender? Tendências, perfil e qual nicho escolher
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Dúvidas sobre como empreender? Saiba que tirar o seu negócio do papel é muito mais fácil do que você imagina. O principal é conhecer bem o nicho em que irá investir, montar um bom plano de negócio e conhecer os conceitos básicos de gestão. Além de ter um bom produto/serviço, claro.

Empreender é mais do que ter uma boa ideia de negócio. Para que sua empresa tenha sucesso você precisa entender de gestão de empresas, tem um bom plano estratégico, obter capital de giro, fazer o fluxo de caixa e vários outros pontos que precisam estar organizados. 

Neste guia completo, você entenderá o que é empreendedorismo,  porque empreender e todos os pontos que precisam ser organizados para tirar a sua empresa do papel. Vamos nessa?

Boa leitura!

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade de descobrir oportunidades, investindo recursos e buscando competências para realizar um projeto, viabilizar uma ideia ou criar um negócio, que seja capaz de gerar mudanças positivas e de impacto.

Empreender não está ligado apenas a novos negócios e projetos, dentro de empresas já consolidadas. Ao se dedicar a inovar um produto/serviço, ou trazer novas soluções para o mercado, a empresa está empreendendo.

Seja qual for o caso, estamos falando em enxergar oportunidades e investir tempo e recursos (materiais, financeiro e humano), para explorá-las. Essas oportunidades normalmente correspondem a um problema ou a uma necessidade que a população — ou uma parte dela — tem.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Existem vários tipos de empreendedorismo, porém, este não é o foco deste artigo. Caso queira se aprofundar mais neste assunto, recomendamos que leia o texto “Quais são os principais tipos de empreendedorismo?” que publicamos aqui no blog. 

Por que empreender?

Ter autonomia para tomar decisões, ser o dono do próprio negócio e aumentar a renda familiar está entre os principais motivos para a escolha de empreender.  Ter a sua empresa significa criar as suas próprias regras e ser o responsável pelos resultados obtidos. Empreender significa apostar no sonhos e, claro, realizá-los. 

A autonomia vem aliada ao ganho financeiro, o famoso sonho da independência financeira. Mas além disso, ter a percepção que o seu produto/serviço está sendo útil, gerando empregos e ajudando a sociedade, também é um fator de orgulho pra o empreendedor. 

Portanto, se pensarmos em motivos para empreender, chegamos a conclusão de que ele ajuda a:

  • conseguir a independência financeira;
  • ter autonomia para a tomada de decisões;
  • satisfação pessoal:
  • contribuição para a melhora da sociedade;
  • aumento do conhecimento;
  • estabilidade financeira para os filhos;. 

Quais as vantagens em ter seu próprio negócio?

Embora seja um grande desafio, a abertura de uma empresa própria traz vários benefícios. Por isso, antes de saber como empreender, é necessário entender as vantagens. A seguir, vamos destacar alguns deles. 

Ser dono do seu tempo

O empreendedor tem mais flexibilidade para determinar seus horários de trabalho, algo que certamente tem um grande valor. Porém, é necessário ter consciência de que, como dono de uma empresa, você provavelmente terá uma rotina mais corrida que a de um funcionário com carteira assinada.

Além de liderar o andamento do trabalho, o empreendedor deve lidar com uma série de procedimentos burocráticos. Às vezes você não tem muitas horas sobrando, mas uma boa gestão do tempo ajudará a ter mais espaços na agenda para dar conta de todas as tarefas. No final, você verá que o retorno vale a pena.  

Poder escolher sua equipe de trabalho

Geralmente, um empregado faz parte de um quadro de funcionários e não há muitas alternativas. É necessário aprender a conviver com os colegas, mesmo que as diferenças de personalidade resultem em alguns atritos. Muitas vezes, fica evidente que os resultados de uma equipe seriam muito melhores se houvesse um entrosamento maior entre seus membros.

Uma das vantagens do empreendedor é justamente a chance de montar a equipe ideal. É claro que isso exige um certo conhecimento, pois é necessário identificar as competências de cada integrante do time e aprender como articular suas habilidades para potencializar o trabalho coletivo. Empatia e transparência são fundamentais para que isso aconteça.  

Aprender mais a cada dia

O empreendedor está sempre adquirindo novos conhecimentos, pois esse é um dos pontos mais relevantes para fazer uma boa gestão. Aprender novas técnicas de trabalho, conhecer as tendências do mercado e desenvolver todas as habilidades exigidas de um líder fará com que sua visão de mundo seja ampliada.

A troca de informações com outros empresários e as eventuais viagens de negócios também trarão uma bagagem importantíssima. Empreender é ter a oportunidade de conviver com pessoas diferentes, em lugares diversos, algo que contribui para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Deixar sua contribuição para a sociedade

Você já parou para pensar no legado que os empreendedores de sucesso deixaram para a sociedade? Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs foram responsáveis pela disseminação de produtos e serviços que ajudaram milhões de pessoas no mundo todo. Nada impede que você faça o mesmo para seu bairro ou sua cidade.

O trabalho de um empreendedor é fundamental para gerar empregos, movimentar a economia e criar novas oportunidades de crescimento para a região em que vive. Ou seja, além de obter satisfação pessoal, você ainda ajuda a construir um futuro melhor para sua comunidade.

Quer saber como empreender? 06 características de empreendedores

Empreender é o sonho de muita gente. Mas, é necessário reunir características que marcam um perfil de empreendedor de sucesso. Por isso, para te ajudar a saber como empreender, apresentamos aqui algumas dessas características mais importantes para que, mesmo que você ainda não as tenha, consiga desenvolvê-las e empreender.

Acredite, é possível. Acompanhe!

01. Iniciativa

Quando Bill Gates decidiu abandonar a prestigiada universidade de Harvard, ele sabia bem o que estava fazendo. A ideia por trás da polêmica decisão era colocar em prática seu projeto pessoal: a fundação da Microsoft — algo que Gates acreditava que não era compatível com os conhecimentos que ele receberia na universidade.

Não fosse essa atitude ousada, hoje não existiriam os sistemas Windows e tantas soluções que fazem parte do dia a dia das pessoas. Não tenha medo de avançar em direção aos seus objetivos. Pense que o “não” você já tem. Então é hora de correr atrás do “sim”.

02. Visão

É preciso enxergar no mercado as brechas para uma possível solução. Quando a Uber surgiu, havia um problema sério de transporte nas grandes cidades, com preços altos e serviços de baixa qualidade.

Com a ideia de Travis Kalanick e Garrett Camp, milhares de pessoas passaram a ter sua viagem facilitada, exigindo uma adequação por parte dos taxistas e até do poder público, que teve que intervir para regularizar a atividade.

Passe a olhar para o mercado como algo que está sempre apresentando brechas. Encontrando a sua, você pode apresentar uma solução e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

03. Motivação

Para administrar um negócio é preciso ser um bom líder, o que exige uma capacidade de colocar as coisas em ordem levando em consideração um fator extremamente relevante: a gestão de pessoas.

Não é segredo para ninguém a capacidade motivacional de empreendedores como Steve Jobs, que tinha uma verdadeira obsessão por estimular seus funcionários, buscando dar a eles ainda mais energia para desenvolver soluções inovadoras e modernas.

Procurando tratar seus colaboradores como agentes da transformação de sua empresa, você ganha aliados no projeto — peças fundamentais para que ele seja bem-sucedido.

04. Organização

Você já parou para pensar qual é o segredo do Starbucks? Howard Schultz foi o responsável por organizar a empresa e transformar a cafeteria em uma rede de franquias popular no mundo todo.

Na prática, é na maneira como se relaciona com sua equipe em cada unidade que a Starbucks inova e conquista o público. Isso cria um ambiente atrativo e propício para o sucesso da empresa.

05. Criatividade

O sucesso do BuzzFeed tem a ver com a percepção de Dao Nguyen, editora do site. Quando notou que os conteúdos eram compartilhados por e-mail e Facebook, predominantemente, ela simplesmente gerou instrumentos para facilitar esse mecanismo.

Resultado: crescimento excepcional no número de visitas, um aumento da audiência do site e uma grande revolução em matéria de compartilhamento de conteúdo para a organização.

Tente ser criativo no dia a dia, não somente naquilo que envolve a sua companhia. Uma vez acostumado a ver as coisas sob esse ponto de vista, a tendência é que você tenha ideias interessantes também para o seu negócio.

06. Foco

Atirar para todos os lados costuma ser o grande erro dos empreendedores. É preciso ter foco, direcionando suas energias a um único ponto. Assim, o funcionamento da nossa atenção é semelhante ao da musculatura. Para que ela se desenvolva, é preciso exercício — o que, nesse caso, diz respeito a se concentrar nas atividades mais importantes, evitando distrações.

Existem coisas que precisam ter prioridade para o empreendedor, enquanto outras devem ficar em segundo plano. Determinar essa relação é o que pode diferenciar grandes empreendedores de quem passa a vida toda esperando a sorte chegar.

Como empreender e descobrir em qual segmento investir?

Para encontrar o setor mais adequado para começar a empreender, é necessário considerar um conjunto de fatores que compõem o seu perfil.

Análise SWOT (FOFA)

Análise SWOT

A matriz SWOT é uma ferramenta de planejamento estratégico que atua com a análise de possibilidades para tomada de decisões. Durante processo são observados quatro fatores:  strengths, weaknesses, opportunities e threats. Em português: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA).

Aplicando a análise FOFA

Primeiramente, faça um esforço para compreender quais são seus pontos fortes, aqueles que se transformam em um diferencial e o fazem ter desempenhos melhores em certas tarefas

Em seguida, pense em habilidades que já foram desenvolvidas e quais oportunidades de negócio elas podem gerar para você. Se você conseguir aproveitá-las no seu novo negócio, a curva de aprendizado será menor e o retorno tende a ser mais rápido. Evidentemente, a demanda do mercado não pode ser ignorada, afinal, uma ideia só tem chances de evoluir quando há pessoas interessadas nela.

Depois de pensar nas forças e oportunidades, é hora de olhar para as suas fraquezas. Pense nas necessidades que não são devidamente atendidas, o que você ainda precisa melhorar? E as ameaças que você enxerga para abrir um negócio? Qual é o seu fator limitante?

Feito estes levantamentos. você terá em mãos um mapa com todos os seus pontos fortes e fracos. Agora você pode procurar um nicho de mercado que vá de encontro aos seus pontos fortes e, em contrapartida, você busca soluções para melhorar os pontos fracos.

Veja um exemplo: imagine que o seu ponto forte for a tecnologia, mas você não entende nada de gestão financeira. Neste cenário você pode, por exemplo, abrir uma empresa de computação gráfica e procurar um curso profissionalizante de finanças. 

Por que uma central de rastreamento é uma boa opção?

Investir na abertura de uma empresa de rastreamento veicular é interessante porque se enquadra perfeitamente nas tendências de mercado apresentadas acima. O modelo de negócio das centrais de rastreamento é altamente escalável, pois você só precisa de um endereço fixo e um computador com acesso à internet para começar.

Trata-se de um empreendimento com receita recorrente, pois o cliente está disposto a pagar para ter um serviço de monitoramento que funcione permanentemente. O setor de rastreamento e monitoramento de frotas demonstra um grande potencial de crescimento para os próximos anos, visto que a maior parte dos caminhões, motos e carros no Brasil ainda não é monitorada.

Quais as tendências do mercado de empreendedorismo?

Para identificar as tendências do mercado, você precisa ter atenção aos sinais que surgem de todos os lados. Observe o comportamento dos consumidores e dos concorrentes, acompanhe as notícias sobre o mercado, converse com outros empreendedores e procure a opinião de especialistas de várias áreas. Veja algumas das principais tendências.

Transformação digital

Os negócios relacionados à comunicação e tecnologia estão entre os mais promissores, pois a maior parte das empresas busca por soluções que garantam mais agilidade e produtividade. No contexto da transformação digital, cresce o interesse em ferramentas baseadas no conceito de IoT (Internet of Things ou, em português, Internet das Coisas).

Negócios focados em sustentabilidade

Junto com a busca por tecnologias mais eficientes, cresce a demanda por soluções sustentáveis. Os consumidores querem, cada vez mais, alternativas que garantam mais qualidade de vida, especialmente nas grandes cidades. Produtos que tenham um impacto positivo nos hábitos das pessoas tendem a fazer muito sucesso.

Negócios com receita recorrente

Esse tipo de negócio se difundiu rapidamente nos últimos anos, em vários segmentos. Uma de suas características mais importantes é a escalabilidade — possibilidade de ampliar a base de clientes sem ter que ampliar a infraestrutura na mesma proporção. 

Empreendimentos de receita recorrente utilizam um modelo de assinaturas, em que o cliente paga mensalmente pela disponibilidade do serviço. O conceito é aplicado com sucesso em diversos setores, mas os dois exemplos clássicos de seu funcionamento são os serviços de streaming, como Netflix e Spotify.

Como empreender com pouco dinheiro?

Não existe fórmula mágica, a resposta para a pergunta: como empreender com pouco dinheiro é simples.

  • Escolher o nicho de mercado certo
  • Fazer um planejamento empresarial estratégico,
  • Criar um plano de negócio
  • Investir em marketing.

Já falamos aqui neste artigo sobre como escolher o nicho de mercado, porém, expandimos um pouco mais este assunto no artigo “Como empreender com pouco dinheiro”. Nele damos dicas sobre planos de negócio e alguns mercados que vale a pena serem observados.

Conclusão

A dúvida sobre como empreender e ganhar dinheiro com a própria empresa é uma das dores de quem está começando a pensar em ter o próprio negócio. Neste artigo falamos da possibilidade de abrir uma central de rastreamento, caso queira  saber mais sobre como montar uma central de rastreamento? Temos um artigo no blog que vai te mostrar sobre como empreender nesse mercado. Espero que goste da leitura

Leia também: Como montar a sua central de rastreamento?