Guia completo de como empreender: tire sua empresa do papel
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Empreendedorismo
11 de novembro de 2021
Guia completo de como empreender: tire sua empresa do papel em pouco tempo
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Getrak
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Dúvidas sobre como empreender? Saiba que tirar o seu negócio do papel é muito mais fácil do que você imagina.

O principal é conhecer bem o nicho em que irá investir, montar um bom plano de negócio e conhecer os conceitos básicos de gestão. Além de ter um bom produto e serviço, claro.

Neste artigo a gente vai te mostrar os conceitos básicos de empreendedorismo, te mostrar como tirar a sua empresa do papel e ainda algumas dicas de quais mercados investir. Vamos nessa?

Boa leitura!

O que é empreendedorismo?

Empreendedorismo é a capacidade e a disposição para conceber, desenvolver e gerenciar um negócio a fim de obter lucro. Criação e gestão são outras características, porque o empreendedorismo pode se manifestar também em uma organização que já está criada.

Quando uma organização estabilizada se arrisca a aprofundar-se em uma nova área ou incrementar um produto inovador, ela está empreendendo.

Seja qual for o caso, estamos falando em enxergar oportunidades e investir tempo e recursos (materiais, independência financeira e humano), para explorá-las. Essas oportunidades normalmente correspondem a um problema ou a uma necessidade que a população — ou uma parte dela — tem.

Quais são os principais tipos de empreendedorismo?

Os primeiros tipos de empreendedorismo que vamos apresentar diferenciam-se especialmente pelo formato, pois nem todos os empreendedores operam uma empresa tradicional.

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O guia definitivo para montar uma central de sucesso

Empreendedorismo informal

O empreendedorismo informal é praticado sem um CNPJ ou uma nota fiscal. É aquele desenvolvido pela maioria dos brasileiros que têm o sonho de abrir um negócio próprio. Barracas de rua ou lojinhas de garagem são exemplos clássicos de empreendimentos que atuam na informalidade com frequência.

Empreendedorismo cooperativo

Esse formato de empreendedorismo surge a partir da união de vários empreendedores individuais. Eles se apoiam mutuamente e, assim, ganham força e recursos — sem perder suas características próprias.

Empreendedorismo individual formalizado

Existem duas alternativas de formalização para o empreendedorismo individual: Microempreendedor Individual (MEI) ou Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Em ambos os casos, a iniciativa empreendedora prossegue sendo “solitária”. O primeiro tem menor escala, mas sendo formalizado, está sujeito às mesmas obrigações e aos mesmos direitos que uma grande corporação.

Empreendedorismo por meio de franquias

As franquias são uma configuração de empreendedorismo que contribui muito para a iniciativa abrir um negócio, dado que o franqueado adquire um protótipo pronto de instituições e necessita somente implementá-lo. Alguns exemplos típicos de franquias são as escolas de idiomas e os restaurantes de fast food.

Empreendedorismo digital

Esse é um formato de empreendedorismo que tem tudo a ver com a dinâmica de consumo atual. Afinal de contas, hoje existe um volume gigantesco de relações de compra que são efetuadas no meio digital. Estamos citando o infoprodutos (como cursos virtuais e e-books), e-commerces, serviços prestados a distância etc.

Pode-se comentar casos globais conhecidos, como o do brasileiro Érico Rocha, que criou um negócio online ofertando treinamentos, livros, organizando eventos sobre marketing digital e cursos sobre empreendedorismo.

A grande vantagem do empreendedorismo digital é a acessibilidade. Qualquer pessoa com um computador e acesso à internet pode embarcar nessa tendência.

Já na próxima sequência, o que diferencia cada um deles é a postura diante da inovação.

Empreendedorismo inovador

Ele é desenvolvido por realizadores que revelam novos serviços ou produtos, abrem novos mercados e elaboram novos métodos de produção. Ele é baseado em melhorias e mudanças.

Um exemplo interessante do empreendedorismo inovador foi o lançamento do iPad, pela Apple. Até aquele momento o tablet não existia, e colocar esse produto no mercado foi uma jogada arriscada, cheia de ousadia. Além de criar o tablet, a Apple de fato criou esse segmento de mercado e desenvolveu uma demanda que não existia.

Empreendedorismo social

Ele não tem como foco principal o lucro. No lugar disso, opera com um propósito que auxilie uma comunidade, como defender os animais, promover a educação ou preservar o meio ambiente.

Mesmo com seu foco sem fins lucrativos, esse tipo de empreendedorismo tem grande potencial de crescimento e sucesso. Ele está alinhado aos desejos, ao medo de empreender e aos anseios da nossa época, pois as pessoas estão mais preocupadas do que nunca com o bem-estar social. Portanto, recebe uma grande adesão.

Empreendedorismo corporativo

Esse é o intraempreendedorismo, isto é, o empreendedorismo desenvolvido dentro de uma empresa, olhando para dentro da própria organização.

Ao contrário do empreendedorismo social, ele tem como foco obter lucro. Resumindo, o intraempreendedorismo é objetivado em buscar maneiras de aperfeiçoar o desempenho da empresa: vender mais, reduzir custos, ganhar vantagem competitiva, posicionar a marca no mercado e montar uma equipe de sucesso.

Ele é fundamental para quem procura uma carreira de sucesso, dado que é um traço valorizado pelos colaboradores. Por esse motivo, fique atento: mesmo que você não tenha a intenção de iniciar seu próprio negócio, o empreendedorismo ainda deve estar na sua vida.

Por que empreender?

O motivo principal para que muitas pessoas queiram empreender é a possibilidade de ganhar muito mais e ter autonomia para tomar decisões. Como dono de um negócio, podemos colocar em prática uma série de conhecimentos acumulados ao longo do tempo, mas que nem sempre podem ser aplicados quando trabalhamos em uma empresa que já tem seus próprios padrões operacionais.

Evidentemente, um dos aspectos mais empolgantes da atividade empreendedora é escolher a área de atuação que se encaixa melhor ao seu perfil e ter a chance de construir um patrimônio em cima disso. O empreendedor também é livre para exercitar a criatividade, pois a inovação é um dos pilares fundamentais do negócio. 

Quais as vantagens em ter seu próprio negócio?

Embora seja um grande desafio, a abertura de uma empresa própria traz vários benefícios. A seguir, vamos destacar alguns deles. 

Ser dono do seu tempo

O empreendedor tem mais flexibilidade para determinar seus horários de trabalho, algo que certamente tem um grande valor. Porém, é necessário ter consciência de que, como dono de uma empresa, você provavelmente terá uma rotina mais corrida que a de um funcionário com carteira assinada.

Além de liderar o andamento do trabalho, o empreendedor deve lidar com uma série de procedimentos burocráticos. Às vezes você não tem muitas horas sobrando, mas uma boa gestão do tempo ajudará a ter mais espaços na agenda para dar conta de todas as tarefas. No final, você verá que o retorno vale a pena.  

Poder escolher sua equipe de trabalho

Geralmente, um empregado faz parte de um quadro de funcionários e não há muitas alternativas. É necessário aprender a conviver com os colegas, mesmo que as diferenças de personalidade resultem em alguns atritos. Muitas vezes, fica evidente que os resultados de uma equipe seriam muito melhores se houvesse um entrosamento maior entre seus membros.

Uma das vantagens do empreendedor é justamente a chance de montar a equipe ideal. É claro que isso exige um certo conhecimento, pois é necessário identificar as competências de cada integrante do time e aprender como articular suas habilidades para potencializar o trabalho coletivo. Empatia e transparência são fundamentais para que isso aconteça.  

Aprender mais a cada dia

O empreendedor está sempre adquirindo novos conhecimentos, pois esse é um dos pontos mais relevantes para fazer uma boa gestão. Aprender novas técnicas de trabalho, conhecer as tendências do mercado e desenvolver todas as habilidades exigidas de um líder fará com que sua visão de mundo seja ampliada.

A troca de informações com outros empresários e as eventuais viagens de negócios também trarão uma bagagem importantíssima. Empreender é ter a oportunidade de conviver com pessoas diferentes, em lugares diversos, algo que contribui para seu desenvolvimento pessoal e profissional. 

Deixar sua contribuição para a sociedade

Você já parou para pensar no legado que os empreendedores de sucesso deixaram para a sociedade? Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs foram responsáveis pela disseminação de produtos e serviços que ajudaram milhões de pessoas no mundo todo. Nada impede que você faça o mesmo para seu bairro ou sua cidade.

O trabalho de um empreendedor é fundamental para gerar empregos, movimentar a economia e criar novas oportunidades de crescimento para a região em que vive. Ou seja, além de obter satisfação pessoal, você ainda ajuda a construir um futuro melhor para sua comunidade.

Quais são os principais números do empreendedorismo no Brasil?

Empreendedorismo é uma prática em constante crescimento no Brasil. Cada vez mais pessoas têm saído de empregos tradicionais e buscando abrir o seu próprio negócio.

Separamos alguns números para os iniciantes no empreendedorismo que mostram a situação atual do Brasil. Caso tenha interesse e deseje conhecer ainda mais, consulte o site Empresômetro. Lá você encontrará todos os tipos de dados relacionados a estatísticas empreendedoras.

Empresas ativas empreendedorismo por cidade

Esse índice apresenta quantas empresas em atividade existem nas cidades de todo o Brasil. Separamos as 5 cidades mais importantes no panorama empreendimento nacional:

  • São Paulo conta com 1.679.710 e ocupa o primeiro lugar em números de empresas ativas no país;
  • em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro, com 721.122 empresas ativas — um número significativamente menor do que o do primeiro;
  • em terceiro lugar vem Belo Horizonte, com 352.046 instituições ativas;
  • tendo 337.747 das organizações ativas no Brasil, o quarto lugar fica com Brasília;
  • por fim, Curitiba ocupa a quinta posição no ranking de empresas ativas, com 292.710 estabelecimentos.

Empresas ativas e empreendedorismo por setor

Outro indicador bastante útil é o que mostra o número de empresas nacionais ativas por setor e sua evolução ao longo dos anos. Ele pode ser bastante útil para quem deseja abrir um novo negócio mas ainda não decidiu o ramo de atuação.

Aqui separamos os 5 principais setores ativos no país. Veja:

  • em primeiro lugar aparece o ramo de serviços, com 8.736.250 empresas ativas no país em 2015. Para comparação, em 2014 havia 7.710.886 estabelecimentos especializados no mesmo setor;
  • tendo 7.226.435 organizações ativas em 2015, o comércio está em segundo lugar. Em 2014, a área apresentava 6.608.710 empresas em funcionamento;
  • em terceiro lugar aparece a indústria, com 1.332.095 empresas ativas em 2015. No mesmo período de 2014 o setor apresentava 1.190.688 estabelecimentos;
  • em quarto lugar vem o agronegócio, com 827.815 instituições ativas no país, relacionado com 772.179 em 2014;
  • em quinto lugar está o serviço financeiro, com 236.888 empresas ativas em 2015. No mesmo período de 2014 o setor apresentava 219.450 estabelecimentos.

Empresas ativas por atividade econômica

Um marcador ainda mais seletivo e ainda mais eficiente para quem busca abrir um novo negócio é o indicador de empresas ativas por atividade econômica.

Novamente, aqui separamos as cinco principais no país.

  • em primeiro lugar, o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios conta com 1.193.977 empresas ativas no país em 2015;
  • logo atrás, em segundo lugar, está o comércio varejista de mercadorias em geral com predominância de produtos alimentícios, com 605.760 empresas ativas no Brasil;
  • em terceiro lugar aparecem casas de chá, lanchonetes, sucos e similares, com 513.410 instituições ativas no país em 2015;
  • com 429.521 estabelecimentos ativos em todo o país, em quarto lugar aparecem as empresas relacionadas à educação;
  • em quinto lugar estão as atividades de associações de Defesa de Direitos Sociais, com com 370.987 estabelecimentos ativos no Brasil.

Quais são os perfis de empreendedores?

Empreender é o sonho de muita gente. Viver sob as suas regras e gerar a própria renda é algo que faz a cabeça de qualquer pessoa. Para chegar a tanto é preciso mais do que sonhar: é necessário reunir características que marcam um perfil de empreendedor de sucesso.

Por isso, apresentamos aqui algumas dessas características mais importantes para que, mesmo que você ainda não as tenha, consiga desenvolvê-las e empreender. Acredite, é possível. Acompanhe!

Iniciativa

Quando Bill Gates decidiu abandonar a prestigiada universidade de Harvard, ele sabia bem o que estava fazendo. A ideia por trás da polêmica decisão era colocar em prática seu projeto pessoal: a fundação da Microsoft — algo que Gates acreditava que não era compatível com os conhecimentos que ele receberia na universidade.

Não fosse essa atitude ousada, hoje não existiriam os sistemas Windows e tantas soluções que fazem parte do dia a dia das pessoas.

Não tenha medo de avançar em direção aos seus objetivos. Pense que o “não” você já tem. Então é hora de correr atrás do “sim”.

Visão

É preciso enxergar no mercado as brechas para uma possível solução. Quando o Uber surgiu, havia um problema sério de transporte nas grandes cidades, com preços altos e serviços de baixa qualidade.

Com a ideia de Travis Kalanick e Garrett Camp, milhares de pessoas passaram a ter sua viagem facilitada, exigindo uma adequação por parte dos taxistas e até do poder público, que teve que intervir para regularizar a atividade.

Passe a olhar para o mercado como algo que está sempre apresentando brechas. Encontrando a sua, você pode apresentar uma solução e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Motivação

Para administrar um negócio é preciso ser um bom líder, o que exige uma capacidade de colocar as coisas em ordem levando em consideração um fator extremamente relevante: a gestão de pessoas.

Não é segredo para ninguém a capacidade motivacional de empreendedores como Steve Jobs, que tinha uma verdadeira obsessão por estimular seus funcionários, buscando dar a eles ainda mais energia para desenvolver soluções inovadoras e modernas.

Procurando tratar seus colaboradores como agentes da transformação de sua empresa, você ganha aliados no projeto — peças fundamentais para que ele seja bem-sucedido.

Organização

Você já parou para pensar qual é o segredo do Starbucks? Howard Schultz foi o responsável por organizar a empresa e transformar a cafeteria em uma rede de franquias popular no mundo todo.

Na prática, é na maneira como se relaciona com sua equipe em cada unidade que o Starbucks inova e conquista o público. Isso cria um ambiente atrativo e propício para o sucesso da empresa.

Comece agora mesmo a analisar o seu negócio de maneira a fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis em função de suas características. Considere as possibilidades e inove, caso seja possível mudar.

Criatividade

O sucesso do BuzzFeed tem a ver com a percepção de Dao Nguyen, editora do site. Quando notou que os conteúdos eram compartilhados por e-mail e Facebook, predominantemente, ela simplesmente gerou instrumentos para facilitar esse mecanismo.

Resultado: crescimento excepcional no número de visitas, um aumento da audiência do site e uma grande revolução em matéria de compartilhamento de conteúdo para a organização.

Tente ser criativo no dia a dia, não somente naquilo que envolve a sua companhia. Uma vez acostumado a ver as coisas sob esse ponto de vista, a tendência é que você tenha ideias interessantes também para o seu negócio.

Foco

Atirar para todos os lados costuma ser o grande erro dos empreendedores. É preciso ter foco, direcionando suas energias a um único ponto.

Assim, o funcionamento da nossa atenção é semelhante ao da musculatura. Para que ela se desenvolva, é preciso exercício — o que, nesse caso, diz respeito a se concentrar nas atividades mais importantes, evitando distrações.

Existem coisas que precisam ter prioridade na vida do empreendedor, enquanto outras devem ficar em segundo plano. Determinar essa relação é o que pode diferenciar grandes empreendedores de quem passa a vida toda esperando a sorte chegar.

Não sabe como empreender: conheça as características necessárias

Pode-se apresentar como características de um empreendedor:

  • criatividade;
  • capacidade de organização e planejamento;
  • responsabilidade;
  • capacidade de liderança;
  • habilidade para trabalhar em equipe;
  • gosto pela área em que atua.
  • visão de futuro e coragem para assumir riscos;
  • interesse em buscar novas informações, soluções e inovações para o seu negócio;
  • desempenho de um papel otimista;
  • sabedoria para ouvir as pessoas;
  • persistência;
  • facilidade de comunicação e expressão.

Como descobrir em qual segmento investir?

Para encontrar o setor mais adequado para começar a empreender, é necessário considerar um conjunto de fatores que compõem o seu perfil. Primeiramente, faça um esforço para compreender quais são seus pontos fortes, aqueles que se transformam em um diferencial e o fazem ter desempenhos melhores em certas tarefas.

Em seguida, pense em habilidades que já foram desenvolvidas. Se você conseguir aproveitá-las no seu novo negócio, a curva de aprendizado será menor e o retorno tende a ser mais rápido. Inclusive, as maiores inovações só surgem a partir da reutilização de conhecimentos, técnicas e recursos que já existiam antes. O que o empreendedor faz, geralmente, é reuni-los e adaptá-los a um novo contexto.

Evidentemente, a demanda do mercado não pode ser ignorada, afinal, uma ideia só tem chances de evoluir quando há pessoas interessadas nela. Pense nas necessidades que não são devidamente atendidas. Se você conseguir desenvolver uma solução financeiramente acessível e capaz de resolver determinado problema, os clientes certamente aparecerão. 

Investir em uma franquia ou começar do zero?

Há muitas formas de empreender. Todas elas têm algum tipo de risco envolvido e caberá a você determinar se vale mais a pena investir em franquia ou negócio próprio. As franquias ganham relevância no mercado nacional porque é uma oportunidade para empreendedores que preferem contar com uma marca consolidada desde o início e um modelo de negócio já definido para seguir.

Por outro lado, começar um negócio do zero é interessante porque dá toda a autonomia que o gestor precisa. Nesse caso, é o próprio empreendedor quem desenvolve o modelo de negócio, ou seja, o conjunto de ações que resultará em um produto ou serviço que tenha valor para o cliente.

07 dicas sobre como empreender e abrir o próprio negócio?

Depois de determinar a área em que pretende atuar e se prefere começar uma empresa do zero ou como franqueado, é hora de se planejar para transformar sua ideia em realidade. Listamos alguns passos que você deve seguir para abrir seu próprio negócio com mais segurança.

1. Avalie a viabilidade da sua ideia

A primeira etapa do planejamento é observar cuidadosamente o mercado no qual você pretende entrar para verificar a aceitação da sua ideia. Pesquise quem são os concorrentes que já atuam no setor e suas características. Os pontos fortes e fracos de cada um darão pistas sobre o que pode ser feito de diferente para atrair a clientela.

Acompanhe notícias do setor para saber quais são as melhores oportunidades. Aproveite esse momento para verificar os diferenciais das outras empresas e procure caminhos capazes de oferecer, ao público, vantagens mais competitivas. Isso envolve desde uma pesquisa de preço até a estruturação da marca.

02. Defina um público-alvo

A pesquisa sobre o mercado também trará uma visão de quem é o seu público-alvo — as pessoas que podem ter interesse pelo seu produto ou serviço. Essa noção é fundamental, pois será a base de toda a sua estratégia de marketing e vendas, desde o desenvolvimento da marca, passando pela identidade visual e interferindo, até mesmo, na precificação dos serviços.

03. Formalize sua empresa

Embora a parte burocrática seja um tanto trabalhosa, ter uma empresa formalizada é importante porque abre mais portas no mercado. Os modelos fiscais e tributários são desafiadores, então, é praticamente indispensável ter um bom contador. É ele quem dará as orientações sobre a documentação exigida na hora de abrir a empresa oficialmente.

Além de ajudar você a reunir tudo para a elaboração do contrato social e a emissão do CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), o contador indicará o sistema tributário mais adequado para o seu tipo de empresa, o que pode reduzir significativamente os custos. 

O contrato social é o documento que define a constituição legal da empresa e as regras em torno de sua gestão. Ele deve seguir algumas normas do Direito Civil, estabelecendo limites e formas de responsabilização dos sócios.

O CNPJ é o registro do empreendimento junto à Receita Federal e você precisará dele para conseguir o alvará da prefeitura e a inscrição na Secretaria de Fazenda. Outro procedimento burocrático importante é o registro da sua marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), para garantir que você possa explorá-la comercialmente. 

04. Crie um plano de marketing

O plano de marketing é o documento em que a empresa descreve detalhadamente suas estratégias para a divulgação da marca e de seus produtos ou serviços. Além de definir as metas, ele deve apresentar os indicadores utilizados para medir o desempenho das estratégias escolhidas. Essas informações são usadas para ajustar as ações de marketing ao longo do tempo.

O direcionamento das campanhas  depende do perfil do seu público-alvo, portanto, não existe uma fórmula fixa. Porém, com a popularização da internet, as estratégias digitais ganharam muita força e é imprescindível que uma empresa esteja presente na internet e saiba utilizar essa ferramenta para se comunicar e fidelizar o cliente.

Aliás, o marketing não pode ser pensado apenas até o momento em que o cliente entra em contato com sua empresa e a venda é efetuada. O pós-venda é cada vez mais importante e, quando bem executado, fortalece a relação entre a marca e os consumidores. Quanto mais clientes satisfeitos, maior a probabilidade de atrair mais gente para o seu negócio. 

05. Aprenda a gerenciar os recursos financeiros

A primeira coisa a fazer nesse tópico é definir o capital social da empresa — o valor inicial a ser investido para começar as atividades. Para isso, leve em conta todos os custos operacionais e administrativos necessários para colocar o negócio em funcionamento. Lembre-se de considerar os custos fixos e variáveis. Quanto mais preciso for o cálculo, menor o risco de problemas orçamentários.

Em seguida, estime o valor do capital de giro, aquele que garantirá a sobrevivência da empresa até que ela comece a ter receitas. Esse cálculo depende de um controle preciso do fluxo de caixa, que é o registro de todas as receitas e despesas da empresa, por menores que sejam. É esse controle que permite fazer ajustes capazes de eliminar eventuais problemas financeiros.

06. Análise várias opções de financiamento

Se você é um empreendedor iniciante, é melhor pensar em opções que exijam um investimento inicial baixo. Hoje, há inúmeras possibilidades até para trabalhar em casa e que dispensam grandes estruturas, eliminando a necessidade de alugar uma sala comercial, por exemplo.

Porém, caso você chegue à conclusão de que ainda não tem o valor suficiente para a abertura do negócio, avalie a possibilidade de fazer algum tipo de financiamento ou empréstimo. Diversas instituições oferecem planos com condições específicas para empreendedores e, para ter acesso a eles, é necessário ter um modelo de negócio estruturado.

Além dos bancos comerciais, as cooperativas e as fintechs têm diferentes linhas de crédito para atender a demanda dos empreendedores. Você ainda pode procurar pelas linhas de microcrédito do BNDES ou pelos investidores-anjo, empresários que aplicam dinheiro em empresas iniciantes quando percebem seu potencial de crescimento. 

07. Faça parcerias

As parcerias podem facilitar sua vida, tanto na questão financeira, quanto na gestão do negócio. Juntar-se a um sócio facilita a arrecadação de recursos para abertura da empresa e ainda evita que você fique sobrecarregado com as responsabilidades do dia a dia. Entretanto, procure ter certeza que suas expectativas estão de acordo com as do sócio para evitar problemas de relacionamento.

Outra alternativa é contar com o apoio de organizações que já atuam no setor em que você pretende entrar. No caso do segmento de rastreamento veicular, por exemplo, a Getrak fornece um suporte amplo a quem quer abrir a própria central de rastreamento. Há equipes preparadas para ajudar o empreendedor a aprender tudo que é preciso para gerenciar o negócio.

Como fazer um plano de negócios?

O plano de negócios é o principal documento criado durante o processo de planejamento de um novo empreendimento. Nele, constarão todos os passos para que a ideia finalmente se transforme em realidade. Sua elaboração envolve a previsão de vários cenários possíveis para a execução do projeto, do mais pessimista ao mais otimista.

Ao trazer um estudo detalhado sobre uma grande quantidade de variáveis que podem interferir nos resultados de uma nova empresa, o plano de negócios reduz a imprevisibilidade e o risco envolvido na atividade empreendedora. Se você pretende levantar recursos financeiros em bancos, cooperativas ou com investidores, ele será um elemento obrigatório.

Apesar de sua importância, a maior parte dos empreendedores costuma deixar essa etapa de lado. Esse é um erro grave e que costuma resultar no fechamento precoce de muitas empresas. Sem um plano de negócios bem fundamentado, o empreendedor terá dificuldade para identificar eventuais problemas e encontrar soluções capazes de resolvê-los.

O plano de negócios deve conter ao menos as seguintes etapas:

  • sumário executivo: o resumo de todos os demais tópicos do plano de negócios e informações sobre os empreendedores envolvidos;
  • análise de mercado: detalhamento dos produtos e serviços a serem oferecidos e estudo sobre quem serão seus clientes, fornecedores e concorrentes;
  • plano de marketing: descreve as estratégias de desenvolvimento da sua marca e divulgação da empresa;
  • plano operacional: mostra como o negócio funcionará na prática, abordando todos os processos operacionais e procedimentos administrativos;
  • plano financeiro: é a análise de viabilidade que determina o valor total a ser investido para a execução do projeto e as estimativas de faturamento.

O que ter em mente para empreender?

O caráter desafiador da atividade empreendedora exige o desenvolvimento de determinadas características essenciais para enfrentar os momentos difíceis. Saiba o que ter em mente ao empreender!

Iniciativa

É possível que muitas pessoas apresentem uma perspectiva pessimista sobre sua intenção de empreender. É importante saber filtrar as críticas que tem fundamento para não se desmotivar. Para aproveitar uma oportunidade e não se deixar levar pelos maus conselhos, é necessário ter iniciativa.

Autoconfiança

Se você se dedicou a estudar o mercado e considerou várias alternativas antes de tomar uma decisão, confie em sua opinião. Essa atitude é importante até para transmitir confiança aos demais membros da sua equipe. Contar com a ajuda de um mentor, alguém experiente e que já passou pelas mesmas dificuldades que você, pode ajudar a lidar melhor com os dilemas da atividade empreendedora.

Resiliência

Desistir com facilidade é algo que não faz parte da natureza de um empreendedor. Haverão dias ruins e obstáculos a serem superados, mas é necessário ser resiliente. Aprender com os próprios erros e ter o compromisso de evoluir a cada nova experiência é essencial para obter sucesso na gestão de um negócio próprio.

Quais as tendências do mercado de empreendedorismo?

Para identificar as tendências do mercado, você precisa ter atenção aos sinais que surgem de todos os lados. Observe o comportamento dos consumidores e dos concorrentes, acompanhe as notícias sobre o mercado, converse com outros empreendedores e procure a opinião de especialistas de várias áreas. Veja algumas das principais tendências.

Transformação digital

Os negócios relacionados à comunicação e tecnologia estão entre os mais promissores, pois a maior parte das empresas busca por soluções que garantam mais agilidade e produtividade. No contexto da transformação digital, cresce o interesse em ferramentas baseadas no conceito de IoT (Internet of Things ou, em português, Internet das Coisas).

Negócios focados em sustentabilidade

Junto com a busca por tecnologias mais eficientes, cresce a demanda por soluções sustentáveis. Os consumidores querem, cada vez mais, alternativas que garantam mais qualidade de vida, especialmente nas grandes cidades. Produtos que tenham um impacto positivo nos hábitos das pessoas tendem a fazer muito sucesso.

Negócios com receita recorrente

Esse tipo de negócio se difundiu rapidamente nos últimos anos, em vários segmentos. Uma de suas características mais importantes é a escalabilidade — possibilidade de ampliar a base de clientes sem ter que ampliar a infraestrutura na mesma proporção. 

Empreendimentos de receita recorrente utilizam um modelo de assinaturas, em que o cliente paga mensalmente pela disponibilidade do serviço. O conceito é aplicado com sucesso em diversos setores, mas os dois exemplos clássicos de seu funcionamento são os serviços de streaming, como Netflix e Spotify.

Por que uma central de rastreamento é uma boa opção?

Investir na abertura de uma empresa de rastreamento veicular é interessante porque se enquadra perfeitamente nas tendências de mercado apresentadas acima. O modelo de negócio das centrais de rastreamento é altamente escalável, pois você só precisa de um endereço fixo e um computador com acesso à internet para começar.

Trata-se de um empreendimento com receita recorrente, pois o cliente está disposto a pagar para ter um serviço de monitoramento que funcione permanentemente. O setor de rastreamento e monitoramento de frotas demonstra um grande potencial de crescimento para os próximos anos, visto que a maior parte dos caminhões, motos e carros no Brasil ainda não é monitorada.

Quer saber mais sobre como montar uma central de rastreamento? Temos um artigo no blog que vai te mostrar sobre como empreender nesse mercado. Espero que goste da leitura

Leia também: Como montar a sua central de rastreamento?