Como criar um planejamento estratégico empresarial
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Empreendedorismo
1 de dezembro de 2021
Como criar um planejamento estratégico empresarial de sucesso para o seu negócio?
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Publicado por
João Vitor Fernandes
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Empreender é um desafio que requer várias etapas para alcançar o sucesso. Uma delas é o planejamento estratégico empresarial. Ele é um documento que registra e detalha o plano estratégico, bem como o plano de ação tático de uma organização para chegar a um objetivo.

Para montar este documento é necessário reunir a empresa, analisar fatores internos e externos, entender o comportamento do mercado e ter uma visão a longo prazo. 

Hoje, vamos te mostrar os passos para criar um planejamento estratégico empresarial de sucesso, para que você consiga melhorar a sua gestão e os seus resultados. Vamos nessa?

O que é um planejamento estratégico empresarial?

O planejamento estratégico empresarial é o documento que aponta os objetivos, metas e planos de ação de um negócio em um determinado período de tempo. Com ele, as empresas têm condições de embasar suas decisões, realizar correção de rota e melhorar a gestão.

Fundamental para a abertura de um empreendimento, esse documento pode ser usado também para a expansão da empresa com abertura de franquias ou novos produtos e serviços, ou até mesmo em momentos de crise, com um plano de ação desenhado de forma estratégica.

Quais os objetivos de um planejamento estratégico empresarial?

Guiar um barco sem saber para onde ir vai fazer com que você fique perdido em alto mar. Com a sua empresa é a mesma coisa, sem um plano estratégico a sua empresa ficará sem rumos e tende a ter desafios maiores.

Nesse sentido, o planejamento estratégico é importante na fase embrionária do negócio, para embasar as ações que vão fortalecer o plano de negócios a médio prazo.

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O guia definitivo para montar uma central de sucesso

Depois que a empresa já está em operação o uso do documento de planejamento é ainda mais importante, pois ele pode ajudar o negócio a:

  • conquistar novos clientes;
  • manter os clientes ativos;
  • diversificar os canais de venda e distribuição;
  • expandir os negócios;
  • lançar novos produtos e serviços;
  • posicionamento de marca;
  • gestão de crise;
  • otimizar a gestão financeira;
  • mitigação de riscos;

Abaixo elencamos algumas perguntas que você pode fazer para responder com o planejamento estratégico comercial.

  • Qual é o objetivo para a sua empresa daqui a 05 anos?
  • Qual o meu público e como chegar até ele?
  • Quais as ferramentas necessárias para acompanhamento dos resultados?
  • Qual a meta de crescimento ano a ano?
  • Onde quero que minha empresa esteja no futuro?

A partir destas decisões, trace as metas e planos de ações para que isso aconteça. 

Como fazer um planejamento estratégico empresarial?

Como dissemos, antes de tudo é preciso definir qual é o objetivo da empresa. Feito isso, você precisa entender quais são os tipos de planejamento e como cada um deles vai atuar dentro da sua organização. 

O próximo passo então é fazer uma análise dos pontos fortes e fracos da sua empresa e determinar metas e indicadores. Por último, você deve alinhar todas as informações com os seus colaboradores e partir para a ação. 

Vamos entender melhor cada um destes pontos? É só seguir a leitura.

01. Definindo os objetivos

Esta é a primeira pergunta que você precisa responder para criar o planejamento estratégico: qual é o seu objetivo?

Mas é preciso tomar cuidado, pois respostas como ganhar mais dinheiro, aumentar a renda e afins, são consequências de um bom planejamento. Procure respostas como expandir os negócios, oferecer novos produtos e serviços, gerenciar uma crise e reduzir custos, ou então, como solucionar a dor do seu cliente, por exemplo. 

02. Análise fatores externos e internos

Entender o comportamento do mercado e como os seus concorrentes estão se posicionando é fundamental para traçar o seu planejamento estratégico. Da mesma forma, fazer um levantamento interno sobre os processos e andamentos da do seu negócio é bastante importante.

Uma ferramenta importante para esta etapa é a Análise SWOT, veja como funciona:

S – (Strengths – Forças) – Aqui você deve avaliar os fatores internos e elencar o que o seu negócio possui de força. O que você tem de melhor? São os colaboradores, infraestrutura, sistema? Aponte tudo que possa contribuir para o desenvolvimento da empresa. 

W – (Weaknesses – Fraquezas) – Ainda no ambiente interno, fala um levantamento de todos os pontos que precisam ser melhorados, todas as limitações que podem prejudicar o seu negócio. 

O – (Opportunities – Oportunidades) – Passando para o ambiente externo, identifique as oportunidades que a sua empresa pode aproveitar para alavancar os negócios. Esses fatores que a sua empresa não consegue controlar, mas influenciam na gestão. Concorrentes, comportamento do cliente e etc.

T – (Threats – Ameaças) – Também são fatores externos que podem impedir e até inviabilizar o negócio, como por exemplo, novas tecnologias, crescimento vertiginoso de um concorrente e etc.

planejamento estratégico empresarial

03. Entenda os tipos de planejamento estratégico e como aplicá-los na sua empresa

O seu plano empresarial deve ser dividido para que facilite a implementação, a mensuração de resultados e a correção de possíveis erros. Por exemplo:

  • Planejamento estratégico geral (empresarial) – É o documento maior com todos os objetivos, direcionamentos, estudos e informações que as áreas da empresa devem seguir.
  • Planejamento estratégico financeiro – É o documento que organiza as finanças e traz as informações necessárias para a tomada de decisões. Esta parte do planejamento empresarial precisa ser analisada com base no fluxo de caixa e capital de giro, para determinar de forma precisa qual é a saúde financeira da empresa.
  • Plano tático empresarial – Após a definição da saúde financeira da empresa é hora de entender como usar os recursos humanos e financeiros para colocar o plano estratégico em ação. Nesse momento o gestor delega as funções para cada setor e aloca os recursos necessários para que os setores toquem as suas operações.
  • Plano estratégico operacional – Como o próprio nome diz é o planejamento da operação. É quando os supervisores de área delegam as tarefas, prazos, cronogramas e mensurações de resultados aos seus liderados. 

04. Defina metas e indicadores

Todo plano estratégico precisa ter um objetivo, mas como saber se estamos no caminho certo para alcançá-lo? Como saber se cumprimos este objetivo?

Para isso precisamos criar metas que vão nos ajudar a chegar onde desejamos. Ou seja, você vai dividir o seu objetivo maior em pequenas metas de curto prazo, que, quando somadas, vão representar o resultado final.

Assim como as metas, os indicadores são super valiosos. Isso porque, eles funcionam como guia que vão mostrar o quão perto a sua empresa está de atingir aquela determinada meta. 

05. Crie a missão, visão, valores e propósito da empresa

A missão, os valores e a visão do seu negócio não são apenas frases bonitas para serem plotadas na parede. Elas precisam representar o que a sua empresa é e o que ela quer resolver no mundo. 

O comportamento dos consumidores e dos seus colaboradores mudou. Hoje, as pessoas querem se relacionar, seja para consumo ou trabalho, com marcas que eles se identifiquem e que tenham algum tipo de engajamento social.

Crie um propósito único para a sua empresa, aquilo que somente você pode oferecer aos seus clientes. É aqui que você tangibiliza todas as estratégias táticas da sua organização em uma frase.

Essas informações precisam estar no seu planejamento estratégico empresarial e ainda ser disseminado para os seus colaboradores, clientes e parceiros. 

06. Utilize o modelo Business Model Canvas

O modelo Business Model Canvas (BMC) é a ferramenta que permite visualizar todo o plano estratégico do negócio em um único espaço, sem a necessidade de ler várias páginas de textos corridos.

O BMC é dividido em blocos e no decorrer do preenchimento você consegue perceber o encaixe de várias áreas da sua empresa, criando, portanto, a possibilidade de cooperação entre os setores e, com isso, o engajamento dos seus colaboradores. 

Veja abaixo uma Ilustração do Business Model Canvas

Busines_Model_Canvas

Conclusão

Como você pode perceber, criar um planejamento estratégico empresarial é uma tarefa fácil, contudo é preciso ter calma, envolver várias pessoas da empresa e coletar o máximo de informações possíveis, para que a tomada de decisão seja a correta.

Após colocar o seu plano estratégico em ação é hora de pensar em estruturar e vender mais. Para isso, temos um ebook que vai te dar dicas de como crescer a sua empresa e aumentar as vendas. Acesse o link do banner abaixo e faça o download desse material. 

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