Carros do futuro: o que esperar deles? Confira 6 tendências
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
IoT
28 de agosto de 2022
06 tendências [Já em uso] dos carros do futuro
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Criados no final do século XIX, os automóveis passaram por diversas evoluções ao longo dos anos que os tornaram mais seguros e sofisticados. Hoje é praticamente impossível pensar nas nossas vidas sem eles. Você já parou para pensar em como serão os carros do futuro? Será que finalmente eles vão voar?

Sobre voos ainda estamos um pouco distantes, contudo, o que já podemos identificar é que os carros conectados e autônomos, mobilidade compartilhada, rastreamento veicular e combustíveis alternativos, estarão em alta e vão ser os destaques tecnológicos dos carros do futuro. Alguns destes nichos do mercado de IoT, como o monitoramento veicular por exemplo, já contam com investimentos e serviços bem desenvolvidos e outros ainda estão em fase de pesquisas.

Vamos entender melhor cada um dos nichos de mercado que vão compor os carros do futuro? Preparamos um artigo com as principais tendências do mercado veicular e as possibilidades para o futuro. Continue com a leitura e fique bem informado.

1. Carros autônomos

Os veículos autônomos, ou seja, carros que não precisam de motorista para chegar ao seu destino, são tema de muitas discussões e, em alguns países, já é possível ver diversos modelos em fase de teste. A Apple, por exemplo, possui 68 automóveis autônomos circulando nos Estados Unidos.  Outra gigante que vem desenvolvendo seus veículos autoguiados é a Google. Mas afinal, você sabe como eles funcionam?

De forma bem simples, podemos dizer que esses automóveis utilizam um sofisticado sistema de telemetria e GPS para se localizar e tomar decisões sem que uma pessoa interfira.  A única tarefa que o usuário precisa fazer é informar ao veículo qual o destino desejado. Feito isso, o automóvel projeta a rota mais eficiente e leva os ocupantes ao local escolhido.

Ainda existe muito receio sobre esses carros do futuro, mas é provável que eles estejam bem presentes em nosso dia a dia.  Além disso, não serão apenas os veículos de pequeno porte que serão autônomos. Já existem diversos projetos e modelos funcionais de caminhões e outros automóveis pesados total ou parcialmente autoguiados.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

2. Automóveis conectados

Conforme os veículos autônomos forem evoluindo, a aposta é que eles também se comuniquem entre si e com outras redes para evitar acidentes, tornar o trânsito mais ágil e trazer mais conforto para os proprietários. Colisões podem ser coisas do passado e os engarrafamentos também serão bem menores, uma vez que o número de semáforos vai diminuir.

No que diz respeito à segurança veicular, essa tecnologia trará muitos benefícios. Caso um veículo detecte que a pista está escorregadia, por exemplo, ou exista um acidente à frente, ele pode avisar os outros automóveis e evitar derrapagens e colisões. Da mesma forma, se um carro tiver problemas mecânicos, ele poderá informar que está mais lento.

Além de “conversarem” entre si, os automóveis estarão muito mais integrados aos dispositivos que usamos em nosso dia a dia. Algumas montadoras — como a Mercedes-Benz, já desenvolvem esses veículos. É o caso do Mercedes-Benz E-Class, que pode ser controlado via celular.

Já imaginou ter o seu carro conectado ao sistema inteligente da sua casa e automatizar a sua chegada em casa? Nessa realidade seria possível, por exemplo, quando se aproximar de casa a rede de internet já liga as luzes de casa, prepara o ar condicionado e até prepare o banho de banheira para o seu relaxamento.

3. Mobilidade compartilhada

Por que ter um carro parado na garagem sem uso se você pode compartilhar um com outras pessoas e reduzir as suas despesas com transporte? Isso diminui o número de automóveis nas ruas e, por consequência, a emissão de gases prejudiciais ao meio ambiente.

O compartilhamento de veículos é um serviço que já existe e vem se mostrando bem prático. Com a popularização dos veículos autônomos, você não vai mais precisar ter um carro em sua garagem. Toda vez que quiser, bastará pedir um veículo por meio de um celular, por exemplo, e um automóvel que estiver próximo e for para um destino semelhante ao seu será encaminhado.

Essa será uma verdadeira revolução no que diz respeito a transporte público. Não será mais preciso ficar esperando por ônibus, trens ou metrôs lotados. Várias pessoas com destinos próximos usarão o mesmo automóvel e, assim que chegarem, ele estará disponível para outros usuários.

Dentro dessa lógica podemos pensar também nos veículos por assinatura, ou seja, você paga uma mensalidade e poderá usar o carro pelo tempo do contrato. A vantagem aqui é não gastar com manutenção e impostos, tendo apenas o combustível como despesa fixa.

4. Rastreadores veiculares

Mesmo com o serviço de compartilhamento de veículos se destacando, conforme a população cresce, a quantidade de veículos tende a aumentar. Mais carros em circulação podem fazer com que também aumente o número de roubos. Com os altos preços dos seguros, as melhores alternativas serão os rastreadores de veículos.

Esse serviço tem crescido bastante, principalmente por ser uma alternativa mais barata aos tradicionais seguros. No futuro, com uma frota muito maior, a tendência é que esses valores fiquem ainda mais altos, inviabilizando a contratação.

Por outro lado, a tecnologia de rastreamento veicular tende a evoluir e se tornar cada vez mais eficaz e acessível, sendo uma boa opção para inibir roubos e furtos. Além disso, o rastreamento contribuirá para o monitoramento da frota de veículos, tanto particulares quanto de carga.

A segurança veicular sempre foi e continuará sendo um ponto fundamental, principalmente quando o assunto é carros do futuro. Isso porque, mesmo que o carro seja alugado ou compartilhado, o furto pode significar falta de material para a prestação eficaz do serviço. Além disso, proteger o patrimônio sempre será algo importante para as pessoas.

Nesse sentido, uma boa oportunidade para quem deseja empreender e ser dono do seu próprio negócio é abrir uma central de rastreamento e monitoramento veicular. Este mercado ainda é pouco  explorado e pode trazer bons lucros em um curto período de tempo.

5. Combustíveis alternativos

Com a tendência de tornar as tecnologias mais sustentáveis, uma alternativa para os carros do futuro são os combustíveis alternativos , uma vez que os veículos são alguns dos maiores responsáveis pela poluição da atmosfera. Há alguns anos, começaram a surgir os chamados “carros verdes” — que consomem menos combustível ou são movidos a eletricidade.

Com certeza os híbridos e elétricos serão os carros do futuro, mas eles não vão ser os únicos. Atualmente, existem diversos estudos sobre combustíveis alternativos que não poluem o meio ambiente. Existem protótipos de carros movidos à energia solar, lixo orgânico, hidrogênio e até mesmo a ar.

Dentre todas as tecnologias, a que mais parece estar perto de se tornar uma realidade é a dos veículos movidos a hidrogênio. Várias empresas já têm modelos funcionais de automóveis que utilizam esse combustível alternativo. Uma delas é a montadora japonesa Honda, que já comercializa um carro desse tipo no Japão: o Clarity Fuel Cell.

O Clarity Fuel Cell é um sedã capaz de rodar até 750 quilômetros sem precisar reabastecer e com emissão zero de poluentes. No futuro, é bem provável que modelos a hidrogênio venham a substituir os carros híbridos — que ainda queimam combustível fóssil, mesmo que em menor quantidade quando comparados aos automóveis convencionais.

6. Realidade aumentada

Sabe aquela foto ou vídeo com adereços feito com o aplicativo Instagram? Esse é um exemplo de realidade aumentada. Nos carros do futuro, essa tecnologia também estará disponível e todas as informações que você precisar estarão disponíveis no para-brisa — como velocidade, consumo de combustível e rota, eliminando a necessidade de indicadores no painel ou aparelhos de GPS.

Essa tecnologia aliada ao carros autônomos, trará a tranquilidade que o condutor precisa para verificar o trajeto percorrido pelo veículo e a velocidade do automóvel, intervindo em caso de alguma falha do sistema. Nesse sentido, a viagem dos carros do futuro ficariam mais seguras, confortáveis e dinâmicas.

Os carros do futuro já estão sendo testados e até mesmo usados, de forma experimental, em alguns países. Muito além de pensar se os veículos vão voar ou não, é preciso entender quais são as reais necessidades dos usuários e como eles podem contribuir para melhorar o dia a dia das pessoas.

Sendo assim, os carros autônomos e inteligentes, combustíveis alternativos, rastreamento veicular e mobilidade compartilhada são as apostas para as tecnologias que vão compor os carros do futuro. Destacando, porém, o rastreamento com fonte de renda para empreendedores. Quer saber mais sobre esse mercado? Assista ao nosso webinar sobre como investir e porque montar uma central de rastreamento.

Webinar_Como_Montar_Central_Rastreamento

Espero que goste do nosso conteúdo!