Principais tendências dos carros conectados para 2023 - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
IoT
26 de setembro de 2022
Principais tendências dos carros conectados para 2023
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Os carros conectados são uma realidade. Contudo, com o avanço das tecnologias de conectividade várias oportunidades de novas funcionalidades surgem. Os filmes futuristas dos anos 80 e 90 previam que os veículos voariam nos anos 2000. Aí fica o questionamento: será que estamos longe disso?

Carros autônomos já existem e estão em fase de prototipação e testes. Os itens de multimídia e entretenimento também já estão bastante evoluídos. Do ponto de vista tecnológico, carros e casas inteligentes são possíveis, por que não dizer que o próximo passo seria levantar voo?

Claro que esta possibilidade ainda é distante, mas, para agora, quais seriam as tendências dos carros conectados? O que podemos esperar para 2023? Continue a leitura que vamos trazer alguns pontos. 

Como funcionam os carros conectados?

carros conectados

Os carros conectados se diferenciam dos convencionais com um chip M2M embarcado, que faz a ligação do veículo com a rede de internet. Além disso, eles têm um módulo de telemetria que é responsável por medir dados e responder por todas as funções de conectividade dentro do veículo.

Para os carros mais antigos que ainda não possuem essa tecnologia embarcada, existe a possibilidade da instalação extra de dispositivos, como o rastreador de carro, por exemplo. Estes equipamentos farão com que os carros passem a trabalhar de forma conectada, para cumprirem funções específicas, como no caso deste exemplo, a segurança veicular. 

Os módulos de telemetria e os chip de conectividade, embarcados ou instalados de forma independente, permitem que o veículo se comunique com os smartphones, casas inteligentes, rastreadores veiculares e qualquer outro dispositivo conectado à internet. Nesse sentido, os carros conectados à internet funcionam com a tecnologia IoT — Internet das Coisas —, assim como outros equipamentos como sensores de luz, geladeiras e televisores.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

O mercado da Internet das Coisas

“A tecnologia move o mundo”, já dizia Steve Jobs, fundador da Apple. Após os anos 1990, com a popularização da internet, o avanço tecnológico acelerou consideravelmente. Hoje, os conceitos de tecnologia e internet se misturam, resultando no conceito de IoT — Internet das Coisas —, ou internet das máquinas, podemos dizer. 

Estamos cada vez mais conectados e dependentes da internet para fazermos trabalhos e atividades diárias. De acordo com um relatório da We Are Social em conjunto com o Hootsuite, de janeiro de 2021, mais da metade do mundo está interligada digitalmente. 

Esse dado representa aproximadamente 4, 66 bilhões de usuários utilizando a internet. Número que deve aumentar com a chegada da rede 5G e a expansão da cobertura em áreas rurais e de periferia. 

Com números tão grandiosos, o mercado de IoT também se desenvolverá, tendo em vista que utiliza dessa conectividade para que suas soluções funcionem de forma estável e veloz. Inclusive, o relatório divulgado pelo IDCtambém em 2021 estimou que o 5G deve gerar, de forma indireta, US$ 2,7 bi em novos negócios no Brasil.

77 milhões de carros conectados até 2025

O Mercado de IoT no Brasil foi impactado pela pandemia, mas começará a crescer a partir deste ano. Segundo levantamento da consultoria Frost & Sullivan Brasil, divulgou que o mercado irá atingir cerca de US$11,8 bi de faturamento até 2025.

Nesse sentido, a indústria de automóveis também espera uma alta de crescimento. A expectativa, segundo o instituto Insider, é de que as remessas de carros conectados devem aumentar de 33 milhões em 2017 para mais de 77 milhões em 2025.

07 tendências dos carros conectados para 2023

Além do aumento da demanda deste tipo de veículo, as funcionalidades dos carros conectados também tendem a se diversificar. Na sequência, vamos trazer as tendências e novidades que os carros do futuro terão. 

01. Multimídia e entretenimento

Carros com kit multimídia e opções de entretenimento não são nenhuma novidade. Mas a tendência é que estes itens continuem a se aprimorar e a integrar cada vez mais com os veículos. Imagine assistir a sua série preferida enquanto se desloca, em segurança, para o seu local de trabalho?

Ou então, continuar a escutar a playlist sem interrupções no som do carro, ao estacionar na garagem, no smartphone enquanto entra em casa e depois na Inteligência Artificial, enquanto toma um banho ou preparar uma refeição? As possibilidades são infinitas.

02. Segurança

O quesito segurança também é um ponto fundamental para quem pensa nos carros do futuro. Com os nossos veículos conectados a internet, podemos facilmente nos comunicar com os serviços de emergência em caso de algum acidente, furto ou roubo. 

Além disso, o monitoramento veicular também ganha destaque sendo possível identificar áreas de risco e vias com maior  propensão de acidentes. 

03. Imobilização e rastreamento

Ainda no quesito segurança, ações de imobilização, rastreamento e recuperação veicular ficarão cada vez mais precisas. As centrais de rastreamento estão aprimorando cada vez mais sua atuação para que este serviço seja cada vez mais eficaz. 

Atualmente apenas 5% da frota de veículos no Brasil é rastreada, contudo, com o avanço tecnológico, esse número tende a aumentar. A perspectiva de crescimento e expansão é enorme, uma vez que as novas tecnologias de conectividade tendem a baratear o custo da operação.

Este é sem dúvidas um mercado para quem deseja investir e empreender ficar atento, pois as perspectivas de crescimento e ganhos financeiros de uma central de rastreamento são enormes. 

04. Funções remotas

Outra tendência de funcionalidade são as funções remotas. Ações como ligar o ar, travar e destravar as portas e ligar e desligar o motor ficarão cada vez mais comuns. Além disso, outras funções menos utilizadas, como abrir e fechar as janelas, ligar o som e desligar o som e os aparelhos multimídias também tendem a entrar nos itens de fábrica dos veículos conectados. 

05. Diagnósticos e manutenções

Você deve ter notado que os para-brisas dos veículos mais antigos tem um adesivo que mostra a última troca de óleo e quando será preciso fazer a nova manutenção. Para os carros conectados à internet, essa função será digital. 

Os próprios veículos vão conseguir identificar os desgastes do dia a dia e emitir alertas que vão indicar as manutenções necessárias, seja ela troca de óleo, alinhamento, suspensão e até mesmo algum problema com o motor. 

Nesta linha de raciocínio, não para 2023, mas em um futuro não distante, a ideia é que o próprio veículo consiga se conectar com a sua oficina de preferência e já fazer a solicitação de manutenção. Esse alerta chegará ao seu smartphone e você só terá o trabalho de guiar o veículo até a concessionária. 

06. Seguros mais justos

Um fato sobre o mercado de seguros é que veículos que possuem uma solução de rastreamento pagam uma mensalidade mais barata pelo serviço. Com o avanço e o aprimoramento do mercado de rastreamento, os valores pagos para as seguradoras tendem a ser cada vez mais baixos, uma vez que o índice de recuperação em caso de roubo será bastante satisfatório. 

07. Geolocalização e assistência

Com certeza você já utilizou aplicações como Waze e Google Maps para navegação. Até mesmo quando sabemos o caminho, usamos estas aplicações para evitar trânsito ou monitorar os radares que existem pelo caminho.

Com os carros conectados estas aplicações tendem a vir já nativas no veículos. Ou seja, você será notificado, em tempo real, das mudanças no trânsito, acidentes e qual o melhor caminho a seguir para chegar ao seu destino. 

Existe a possibilidade de Carros autônomos?

Sim, já falamos aqui no blog sobre os carros do futuro, em que é uma realidade os carros autônomos. Aliás, empresas como Tesla, Uber e Google já lançaram seus protótipos. veja abaixo um exemplo de como estes carros funcionam. 

Além dos carros que andam sozinhos e conectados à internet, outras tendências do carro do futuro são:

  • Mobilidade compartilhada;
  • Combustíveis alternativos;
  • Realidade aumentada;
  • Rastreamento veicular;

Gostou do nosso conteúdo? Consegue pensar em outras tendências para os carros conectados para 2023? Caso queira continuar lendo sobre tecnologia e o mercado de carros conectados, assine a nossa newsletter. Nela enviamos conteúdos ricos sobre o mercado de segurança veicular e tecnologia.

[web_stories_embed url=”https://getrak.com.br/web-stories/quais-as-tendencias-dos-carros-conectados-para-2023/” title=”Quais as tendências dos carros conectados para 2023?” poster=”https://getrak.com.br/wp-content/uploads/cropped-Carros_inteligentes.jpg” width=”360″ height=”600″ align=”none”]