A Black Friday acontece toda última sexta-feira do mês de novembro e é uma data importante para o comércio brasileiro. Para empresas de segurança eletrônica e centrais de rastreamento, esta é uma excelente oportunidade para vender mais e diminuir o estoque parado.
Mas, você sabe como criar estratégias para vender na Black Friday? Neste artigo vamos mostrar o que levar em consideração, desde o planejamento até o pós vendas. Confira.
Será que vale a pena vender na Black Friday?
Em 2024, as vendas de Black Friday foram de R$ 4,27 bilhões no comércio eletrônico, mostrando um aumento de 8,4% com relação ao ano anterior. Os dados são do Neotrust Confi, que reuniu dados de vendas online do varejo.
Com números tão expressivos, o período pode ser um importante aliado para empresas de segurança criarem estratégias para atrair este público. Vale a pena investir na data.
6 dicas para vender na Black Friday

Para vender durante este período, é essencial ter um bom planejamento e organização. Além de precificar corretamente os produtos, você também deve investir na divulgação da campanha. Confira algumas dicas.
- Saiba quais itens vender
O primeiro passo é entender o que colocar em promoção. Para isso, uma das estratégias pode envolver a gestão de estoque. Verifique quais produtos têm demorado mais para serem vendidos e aproveite a data para criar uma boa divulgação.
Outra dica é verificar se a quantidade que você tem em seu estoque dará conta da demanda criada na Black Friday. Caso necessário, você pode fazer compras para não ter imprevistos durante o período.
- Prepare sua equipe para a Black Friday
Geralmente, durante a Black Friday tem um aumento de demanda e toda a sua equipe deve estar preparada para lidar com isso. Tanto os vendedores, para treinar o discurso, quanto os instaladores que você precisará, por exemplo. Estes detalhes podem oferecer uma melhor experiência aos clientes para comprarem com você novamente.
Reforce a importância da data para todos os envolvidos, quais serão os preços praticados e os detalhes das promoções. Com todos em sinergia, há mais chances de ter sucesso na Black Friday.
- Saiba precificar seus produtos e serviços
Para ter um preço atrativo, você deve considerar todos os custos envolvidos no produto. Por exemplo: além do valor que você paga ao fornecedor do rastreador, você também deve considerar os custos com funcionários e demais encargos na hora de definir o valor a ser cobrado.
Além dos custos, considere sua margem de lucro. É comum que, para aumentar as vendas, ela diminua um pouco.
- Estimule a venda conjunta
Na estratégia de criar combos, o intuito é focar em aumentar a quantidade de produtos vendidos. Pense em seu portfólio e quais itens podem ser vendidos juntos. E claro, essa estratégia deve levar em consideração também o seu estoque disponível.
Um dos exemplos pode ser vender uma câmera de segurança para casa e um rastreador automotivo, aumentando a proteção dos bens dos seus clientes e diminuindo seus equipamentos. Toda essa estratégia deve considerar o comportamento do seu público e quais dores ele tem.
- Aposte na divulgação
Apesar das oportunidades trazidas pela Black Friday, a concorrência neste período também é maior. Por isso, é essencial caprichar na divulgação. Sem boas estratégias de marketing, todo o trabalho desempenhado pode ser em vão.
Uma das dicas é criar peças para as redes sociais, como em posts e nos stories. Caso queira investir, também é possível pagar anúncios durante este período. Você também pode chamar clientes no Whatsapp e compartilhar suas promoções. Capriche no texto e reforce o senso de urgência: isso incentivará a fazer a compra durante a Black Friday e não deixar para depois.
Você também deve apostar na divulgação física, caso tenha um ponto de venda. Coloque faixas ou folhetos para atrair as pessoas para sua empresa durante o período.
- Pense no pós-vendas
Depois do período de Black Friday, você pode aproveitar para fidelizar os clientes conquistados. Crie um relacionamento com essas pessoas para futuras compras, reforçando seu compromisso com a melhor experiência.
Se você tem uma central de rastreamento, essas pessoas podem te indicar no futuro. Já se você tem uma empresa de segurança, é possível que existam muitos produtos importantes para oferecer depois a esse público.
Aproveite também para entender o que deu certo e o que mudaria para a próxima Black Friday. Fazer este balanço é essencial para criar promoções ainda melhores no futuro.
Pronto para vender na Black Friday?
Como você viu até aqui, a estratégia da Black Friday precisa envolver desde o planejamento comercial até o estoque da sua central. Faça um bom planejamento e aproveite a data para lucrar ainda mais.
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