Qual a melhor plataforma de rastreamento veicular do mercado?
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
7 de janeiro de 2022
Qual a melhor plataforma de rastreamento veicular e como escolher a ideal para a sua central?
J
Publicado por
João Vitor Fernandes
Compartilhe:

Montar uma central de rastreamento é bastante simples e requer pouco investimento. Mas claro, isso não quer dizer que você não precisa tomar alguns cuidados, entre eles escolher a melhor plataforma de rastreamento para o seu sistema de monitoramento. 

É comum para quem está iniciando no mercado, escolher uma plataforma de rastreamento veicular gratuita, ou focar bastante em preço, devido ao baixo poder de investimento inicial e a falta de capital de giro.

Em um primeiro momento essa pode ser uma decisão acertada, contudo, a médio prazo, a sua central de monitoramento terá problemas com a medição de dados e não conseguirá rastrear a frota de maneira eficaz. Além disso, é ideal que o seu negócio já seja pensado para ter escalabilidade e uma plataforma gratuita não permite essa possibilidade.

Mas afinal, como saber qual é a melhor plataforma de rastreamento veicular do mercado? O que preciso saber antes de considerar uma solução? Continue lendo esse artigo que vamos trazer um review dos principais players do mercado e ainda algumas dicas para você se atentar antes de contratar um software de rastreamento. 

Não confie em uma plataforma de rastreamento veicular gratuita

Antes de qualquer outra informação, precisamos reforçar esse tópico. Pode parecer papo de vendedor, mas esse é um ponto importante a ser pensado quando for decidir montar a sua central de rastreamento.

Isso porque, a plataforma de rastreamento é o cérebro da central, pois ela capta os dados enviados pelo rastreador e os transforma em informação útil para o operador. Ou seja, é por meio dela que o seu cliente vai conseguir ter acesso aos dados de rastreamento e telemetria. 

Ou seja, essa solução de monitoramento de veículos precisa contar com uma boa infraestrutura para armazenamento e tratamento de dados, devido ao grande volume de informações que são geradas a cada minuto. 

Imagem - Getrak
eBook

O guia definitivo para montar uma central de sucesso

Além disso, o software de rastreamento precisa oferecer, entre outros itens, os seguintes serviços:

  • suporte 24h em caso de sinistros;
  • suporte para recuperação veicular;
  • informações sobre manutenção e consumo;
  • controle de perímetro;
  • status de ignição;

Em casos mais específicos um bom sistema de rastreamento permite a realização de telemetria avançada, o que garante uma gestão de frota eficaz. Agora pense um pouco, como uma plataforma de rastreamento gratuita conseguirá investir em tecnologia para oferecer um serviço de qualidade para a sua central?

Portanto, quando estiver procurando a melhor plataforma de rastreamento para a sua central, descarte as soluções gratuitas. 

Afinal, qual a melhor plataforma de rastreamento veicular?

Agora que você já entendeu que uma solução gratuita poderá trazer mais dor de cabeça do que benefícios, vamos às principais plataformas de rastreamento do mercado. Listamos aqui as 03 principais soluções para que você compare e escolha.

01. Plataforma de rastreamento Getrak

A plataforma de rastreamento da Getrak utiliza o Servidor AWS Amazon, o que garante o gerenciamento das suas conexões e o monitoramento dos veículos cadastrados. Nesse sentido, a plataforma de rastreamento é focada em aumentar o índice de recuperação veicular, atuando, principalmente, na área de segurança veicular. 

Caso o foco da sua central seja atuar nas questões de segurança e recuperação veicular, essa é a solução ideal para o seu negócio. Além do rastreamento em tempo real, a Getrak oferece:

  • suporte 24h;
  • gestão financeira;
  • gestão de frota;
  • painel de sinistros;
  • atuação na recuperação veicular;
  • App para rastreamento veicular

Outro diferencial desta solução é a inclusão dos rastreadores e os chips que fazem a conexão entre o veículo e o software, garantindo, assim, a tríade completa para uma central de rastreamento funcionar. 

02. Plataforma de monitoramento iTer

A plataforma da iTER é focada em telemetria avançada, o que permite que você receba informações detalhadas sobre os veículos da sua frota. Em posse dessas informações é possível otimizar as jornadas de trabalho, melhorar as performances da equipe e reduzir custos da operação.

Nesse sentido, essa é uma solução excelente para quem trabalha com transporte de cargas, e empresas com foco em logística de entrega. Caso esse seja o foco da sua central de rastreamento, a iTER é uma ótima opção. 

Assim como a plataforma da Getrak, a iTer também oferece a solução completa de software, rastreador e chip de conectividade. 

03. Panorama Track & Trace

Outro player importante para o mercado é a Panorama Track & Trace, que oferece uma solução genérica que atua desde o rastreamento dos seus pets, até o monitoramento de navios e cargas. Esse é um software bem versátil, que se adapta a vários tipos de negócio e oferece um bom custo-benefício. 

É preciso ficar atento caso o seu interesse seja atuar no mercado de segurança. Como a  não é focada neste segmento, ela não terá algumas funcionalidades que são importantes, principalmente em casos de recuperação veicular. 

Outro ponto a se atentar é o fato de que a plataforma da Panorama comercializa apenas o software de rastreamento. Ou seja, você ainda precisará contratar de outro fornecedor os rastreadores e chips de conectividade. 

O que analisar ao montar uma empresa de rastreamento?

Para montar uma central de rastreamento é necessário investir em três tipos de tecnologia: rastreador, plataforma de rastreamento e um chip de conectividade. Esse sistema funciona em forma de tríade, sendo o rastreador responsável por coletar as informações do veículo e fazer a transmissão, via rede de móvel de dados, para o software de rastreamento. A plataforma, por sua vez, irá codificar os dados recebidos e os transformar em informações úteis para o operador da central de monitoramento. 

Nesse sentido, é importante avaliar os serviços oferecidos pela plataforma, principalmente em relação ao suporte em caso de sinistros, informações de rastreamento em tempo real e dados ligados a telemetria para otimizar a gestão de frotas. 

No caso dos rastreadores, é importante entender a capacidade de transmissão dos dispositivos, qual é a rede utilizada (2G, 4G, NB-IoT) e qual o consumo de dados e energia que ele precisa para fazer o rastreamento correto do veículo.

O funcionamento do rastreador interfere diretamente no seu plano de conectividade, pois ele irá determinar o consumo do plano de dados que você contratar. Contudo, além disso, você precisa se atentar à cobertura que a operadora oferece, pois em caso de perda de sinal, o rastreamento não será realizado. 

Conclusão

Escolher a melhor plataforma de rastreamento é fundamental para o sucesso da sua central. Neste artigo, abordamos o que precisa saber para escolher um bom software e ainda mostramos os principais players do mercado. 

Depois de contratar a plataforma, você precisará também de um bom rastreador veicular. Em nosso e-book, trazemos todas as informações sobre os principais rastreadores do mercado. Assim, você pode avaliar as opções e escolher aquele que atenderá de forma assertiva a sua empresa de rastreamento.

Para baixar é só acessar o link no banner abaixo. Espero que goste da leitura, bons estudos!

banner_plataforma_de_rastreamento