Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
22 de abril de 2022
11 negócios com baixo custo para ter renda extra
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Em tempos de inflação e desemprego, obter uma renda extra deixa de ser uma estratégia para comprar um bem, ou fazer uma viagem e passa a ser uma necessidade para manter as contas em dia. 

No Brasil, a taxa de desemprego em 2022 é de 11,2% e a inflação é cerca de 15%, o que torna o custo de vida no Brasil bastante elevado. Essa realidade faz com que os trabalhadores busquem novas formas de ganhar dinheiro extra. 

Mas afinal, quais são os principais nichos de mercado para quem quer ter renda extra? Trouxemos aqui 11 opções para quem quer trabalhar por conta própria, ou ter outros ganhos para fechar as contas do mês.

Boa leitura!

1. Consultorias

É bem provável que você já tenha trabalhado de graça como consultor e não tenha percebido – é verdade!

Qual é a sua área de atuação? Qual assunto você mais domina? Por que não fazer dele uma oportunidade de ganhar um dinheiro extra? Não é preciso um grande investimento. Você vai precisar basicamente de um meio de transporte, um celular com internet, conhecimento e muita vontade de bater papo. 

Quer um exemplo que pode trazer resultados muito bons? Imagine que você goste de carros e tenha bastante conhecimento sobre esse assunto. Para muitas pessoas este é um assunto complicado e, na hora de comprar um veículo, ficam perdidas.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Por que não ajudar cobrando um pequeno valor por isso? Se você cobrar, por exemplo, 100 reais por consultoria e fizer pelo menos uma por dia, trabalhando de segunda a sexta, a sua renda mensal passará dos 2 mil reais.

Para isso você pode buscar mais informações sobre mecânica, se especializar em carros nacionais, ou então em importados. O ideal é que você crie um conhecimento e passe confiança para os seus futuros clientes.

E lembre-se que, você pode fazer isso para qualquer área que domine e tenha autoridade no assunto: marketing, beleza e estilo de vida, pessoal, vendas, moda, financeiro etc.

2. Cuidador de animais

Outra forma de ganhar uma renda extra é oferecer os serviços de cuidador de animais. Quem tem um animal de estimação sabe que ele faz parte da família. Infelizmente, em algumas ocasiões, como viagens a passeio ou trabalho, é preciso deixá-lo com alguém.

Em outros casos, pessoas idosas, que já não tem boa mobilidade, precisam de ajuda com seus animais, seja para passear ou até mesmo levar ao veterinário. O serviço de cuidador de animais é um negócio com baixo custo inicial que vem crescendo bastante.

Distribuindo alguns cartões de visita, comprando alguns brinquedos para animais, ração e tendo um pequeno espaço em casa, você já pode ganhar dinheiro com um investimento de menos de R$1000 reais, sendo possível faturar até  300 reais por dia. 

3. Festas infantis e eventos

Você é uma pessoa carismática e que tem uma família disposta a ajudar você no seu crescimento profissional? Já pensou em trabalhar com festas infantis e eventos? É verdade que esse tipo de negócio exige um investimento financeiro de até R $20 mil reais, contudo, se bem sucedido, pode deixar de ser uma renda extra e virar a ocupação principal da família. 

Inicialmente, você terá que investir em fantasias, brinquedos, uniformes e diversos outros itens para entreter e acomodar os convidados. Lembre-se que serão necessárias algumas pessoas para te ajudar e seus familiares vão ser bem-vindos. Isso é ótimo, pois, além de tudo, aquele seu parente desempregado pode finalmente conseguir uma renda.

Essa é, sem dúvidas, uma boa fonte de renda. Uma festa para 100 convidados, o valor médio cobrado passa dos 2 mil reais. 

4. Renda extra com fotografia

Você parou para pensar sobre trabalhar em festas e eventos? Outra ideia de renda extra, com baixo custo inicial é o serviço de fotografia. Quais os pais não querem ter a foto da filha em sua festa de debutante? E o primeiro aniversário do filho tão esperado? São vários os momentos preciosos que, com certeza, as pessoas desejarão registrar.

Existem boas câmeras profissionais no mercado, custando em média 2 mil reais. Aprender a fotografar é bem simples e pode ser feito via internet por meio de vídeos. Tudo o que você vai precisar é isso, além, claro, de boa vontade, saber cativar o cliente e ter qualidade no serviço.

Algo bem legal nesse tipo de negócio é que, normalmente, os eventos são aos finais de semana e durante a noite. Ou seja, você pode continuar trabalhando durante a semana e, aos sábados e domingos, garantir uma renda extra, até que sua empresa se firme no mercado.

5. Rastreamento veicular

Outra ideia de empreendedorismo para obter renda extra é o mercado de rastreamento veicular. Com os altos índices de roubo de carro no Brasil, cerca de 1 por minuto, montar uma central de rastreamento veicular é uma opção que pode proporcionar bons resultados.

Esse serviço vem crescendo bastante e ainda há um grande oceano azul a ser desbravado. Nosso país possui uma frota de aproximadamente 100 milhões de veículos, contudo, apenas 5% deles são rastreados.

Montar uma central de rastreamento é uma boa fonte de renda extra, pois, além do custo de investimento ser baixo, você terá um retorno rápido e um lucro líquido de até 30% sobre o valor investido.

 

Assista ao Webinar completo: Por que investir e como montar uma central de rastreamento?

6. Publicidade em embalagens para ter uma renda extra

Você já deve ter visto que, ao comprar pão, em alguns casos, eles vêm em um saco com propagandas impressas. Sabia que você pode trabalhar com isso? Existem algumas opções de franquias — com custo de investimento inicial de aproximadamente 5 mil reais — que podem trazer uma renda mensal de até R $12 mil.

Ao escolher por esse nicho, você terá apenas que vender o serviço, indo aos estabelecimentos e mostrando como a propaganda é uma excelente forma de melhorar o desempenho de uma empresa. Essa opção também dispensa a necessidade de ponto comercial e estoque, o que garante uma maior flexibilidade e economia.

7. Venda de doces

Investir em alimentação é certeiro. O ramo alimentício é um dos mais procurados para quem quer começar um negócio próprio. Contudo, abrir um restaurante ou lanchonete requer um investimento alto e um capital de giro consistente para manter o negócio funcionando. 

Mas antes que você desista do mercado de alimentos, saiba que existe a possibilidade de vender bolos, doces, biscoitos e até mesmo marmitas, de forma simples e com baixo custo inicial. 

Sabe aquela receita de bolo da sua avó? Ou aquele doce especial que comia da infância? Por que não espalhar estes quitutes e ainda ganhar uma renda extra?

8. Carros por aplicativos

O serviço de carros por aplicativo teve um grande boom nos últimos anos e foi uma boa alternativa para quem queria complementar a renda, ou, até mesmo, conseguir enfrentar o desemprego. 

Mesmo com um certo saturamento, ainda é uma boa opção para quem deseja ter uma renda extra ao final do mês. A alta dos combustíveis fez com que muitos empreendedores buscassem novos nichos de mercado, o que fez com que a demanda aumentasse. 

Por isso, ainda é uma boa opção, desde que você saiba investir tempo e usar o aplicativo a seu favor. 

9. Aplicativos de entrega

Seguindo a mesma lógica dos Apps de transporte, os aplicativos de entrega também tiveram um grande aumento de demanda, principalmente na pandemia. Este tipo de trabalho é interessante para quem quer ganhar um dinheiro extra, pois é possível fazer as entregas de moto, carro e até mesmo bicicleta.

Para quem deseja entrar para este nicho de mercado, além dos aplicativos como Ifood ou 99 Food, é possível prestar serviços para restaurantes e lanchonetes, o que pode aumentar o valor do frete, ou até mesmo ter uma renda fixa mensal. 

10. Hospede pessoas

Ainda na linha dos aplicativos, outra possibilidade de renda extra é hospedar pessoas em sua casa. O App mais famoso deste segmento é o AirBnB, sistema que permite a disponibilização de quartos, ou casas inteiras, para que os turistas possam alugar durante sua estadia.

Por isso, caso você tenha um quarto disponível ou então vai viajar por alguns dias? Por que não disponibilizar este espaço e ganhar uma grana extra? Não se preocupe, os aplicativos garantem toda a segurança para você e os turistas, 

11. Venda artesanato

Uma das formas de renda extra mais famosas e antigas é a venda de artesanato. Já pensou que aquele hobby que você tem pode gerar algum dinheiro? Você pode levar a sua produção para feiras, vender pela internet ou até mesmo de porta em porta. 

Os tipos de artesanato mais comuns são pinturas, tricô, crochê, bordado e cerâmicas. Além de ser um trabalho terapêutico, pode ser uma boa fonte de renda. 

Conclusão

Estes foram os 11 nichos de mercado para quem deseja empreender e ter uma renda extra. Quer abrir um negócio e não sabe como? Baixe o nosso guia sobre como abrir um negócio do zero e comece a tirar a sua empresa do papel,

Leia também: O guia completo para abrir um novo negócio