A inadimplência, que é a falta de pagamentos de clientes, pode causar diversos problemas para centrais de rastreamento, como a diminuição de receita e falta de previsibilidade para investimentos. Saber como lidar com isso é essencial para ter melhores resultados e fazer escolhas mais assertivas.
Neste conteúdo, vamos mostrar os impactos da inadimplência em centrais de rastreamento e dicas práticas de como lidar com ela. Confira mais abaixo.
Impactos de clientes inadimplentes
A falta de receita recorrente em uma empresa é um dos grandes empecilhos para uma gestão financeira eficiente. Afinal, são clientes que não cancelaram os serviços com sua central de rastreamento, mas também não estão adicionando receita no fim do mês. Veja alguns dos principais impactos que eles podem causar.
Dificuldade para fazer sua empresa crescer
Sem a receita de clientes inadimplentes, você tem menos dinheiro disponível para realizar investimentos essenciais para o crescimento da sua central de rastreamento. Esse valor poderia ser usado para ampliar o catálogo de produtos, divulgar sua marca ou contratar mais pessoal.
Sem inteligência financeira
Clientes inadimplentes comprometem sua saúde financeira, tirando previsibilidade de receita. Sem esse controle, manter as contas no azul se torna um desafio e você pode recorrer às dívidas para cobrir os prejuízos.
Como lidar com clientes inadimplentes?
Agora que você conheceu alguns impactos, deve estar pensando nos desafios em lidar com esses clientes inadimplentes. Neste tópico, vamos mostrar algumas dicas práticas para isso.
- Faça cobranças recorrentes
A comunicação é uma importante ferramenta para lidar com clientes inadimplentes. Com o uso de comunicados, você pode cobrar as pessoas, avisando da data de vencimento e possíveis consequências do não pagamento. Muitos clientes lidam com diversas tarefas e fornecedores no dia a dia e esquecem dos prazos de boletos.
Dica: você pode fazer essas cobranças de forma automática, através de sistemas de gestão ou de funcionalidades na plataforma de rastreamento. A Getrak, por exemplo, tem o módulo de Painel Financeiro, que permite realizar comunicados automatizados sem precisar de outros fornecedores.
- Esteja atento aos seus números
Para controlar a inadimplência, é essencial saber seus dados financeiros em tempo real. Isso pode indicar: números de pagamento, quais clientes estão devendo e quais realizaram o pagamento.
Todos esses indicativos ajudam a criar planos de ação específicos para o real cenário da sua central de rastreamento. Por exemplo, não adianta criar diversas ações, se você não sabe qual o problema financeiro da sua empresa. Pode ser que os números de inadimplência estejam bons, mas a taxa de cancelamento esteja gerando problemas financeiros.
- Flexibilize as formas de pagamento
Se sua empresa aceita apenas poucas formas de pagamento, isso pode ser uma das causas da sua inadimplência. Com o aumento de opções, como o PIX, deixar de aceitar uma delas gera uma desvantagem competitiva. Seu cliente pode precisar buscar fornecedores que se adaptem às necessidades de pagamento deles, mesmo que sua central de rastreamento o esteja atendendo bem.
No Painel Financeiro da Plataforma Getrak você encontra diversas opções de pagamento, incluindo o PIX e a emissão de boletos de forma rápida e prática. Sabemos o quanto empresários lidam com diversos tipos de funções para administrar seu negócio e sua plataforma de rastreamento pode ser seu aliado.
- Tenha sanções para o caso de não pagamento
É importante criar políticas claras em caso de inadimplência e comunicar seu cliente. Por exemplo: o não pagamento da mensalidade impactam o cancelamento do serviço de rastreamento e recuperação veicular. Com isso, ao deixar de realizar esse pagamento, seu cliente estará desprotegendo os veículos e poderá ter prejuízos maiores em caso de furtos e roubos.
Essas sanções são importantes tanto para demonstrar os problemas causados pela inadimplência, quanto para diminuir os custos com clientes que não estão retornando com receita para sua central e que oneram mensalmente sua empresa.
- Faça uma análise de crédito
Tão importante quanto lidar com a inadimplência é evitar que ela aconteça. Uma forma de fazer isso é através da análise de crédito dos seus clientes. Você pode analisar essas informações no site do Serasa ou na lista de impedimentos da Receita Federal.
- Use a tecnologia para controlar a inadimplência
Sabemos das diversas tarefas que estão associadas ao controle da inadimplência, mas existem alguns desafios em fazê-lo de forma manual. Além de ter mais chances de erros, sobrecarrega as funções que você já tem na empresa. Por isso, é essencial usar a tecnologia para te ajudar nesta tarefa.
Existem sistemas específicos para controle de dívidas, com dashboards de informações financeiras, emissão de boletos e PIX e cobrança de inadimplentes. Esses softwares te ajudam com as diversas frentes para controle de contas, sem te deixar sobrecarregado.
Outra opção, a mais favorável, é ter essas funcionalidades na sua plataforma de rastreamento. Dessa forma, você une a praticidade de ter um sistema que já usa no dia a dia, com as melhores práticas financeiras para deixar sua central de rastreamento no azul.
Aqui na Getrak, criamos o Painel Financeiro pensando nas dificuldades relatadas pelos nossos clientes. Ele tem cobrança automática de inadimplentes, bloqueio de serviços, flexibilização de formas de pagamento e muito mais. Verifique uma demonstração dessa funcionalidade.
Pronto para ter melhores resultados?
Como você viu, lidar com clientes inadimplentes precisa da ação conjunta de vários setores na empresa, desde a comunicação até a regulação de contratos para abranger sanções. Espero que você tenha gostado do nosso artigo.
Se quiser saber mais sobre como a Getrak pode te ajudar a lidar com clientes inadimplentes através da nossa plataforma, entre em contato conosco.