Sua empresa está preparada para vender na Black Friday?

Laura Ferreira

Tempo de leitura: 5 minuto(s)

vender na black friday

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A Black Friday acontece toda última sexta-feira do mês de novembro e é uma data importante para o comércio brasileiro. Para empresas de segurança eletrônica e centrais de rastreamento, esta é uma excelente oportunidade para vender mais e diminuir o estoque parado.

Mas, você sabe como criar estratégias para vender na Black Friday? Neste artigo vamos mostrar o que levar em consideração, desde o planejamento até o pós vendas. Confira.

Será que vale a pena vender na Black Friday?

Em 2024, as vendas de Black Friday foram de R$ 4,27 bilhões no comércio eletrônico, mostrando um aumento de 8,4% com relação ao ano anterior. Os dados são do Neotrust Confi, que reuniu dados de vendas online do varejo. 

Com números tão expressivos, o período pode ser um importante aliado para empresas de segurança criarem estratégias para atrair este público. Vale a pena investir na data.

6 dicas para vender na Black Friday

como vender na black friday
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Para vender durante este período, é essencial ter um bom planejamento e organização. Além de precificar corretamente os produtos, você também deve investir na divulgação da campanha. Confira algumas dicas.

  1. Saiba quais itens vender

O primeiro passo é entender o que colocar em promoção. Para isso, uma das estratégias pode envolver a gestão de estoque. Verifique quais produtos têm demorado mais para serem vendidos e aproveite a data para criar uma boa divulgação. 

Outra dica é verificar se a quantidade que você tem em seu estoque dará conta da demanda criada na Black Friday. Caso necessário, você pode fazer compras para não ter imprevistos durante o período. 

  1. Prepare sua equipe para a Black Friday

Geralmente, durante a Black Friday tem um aumento de demanda e toda a sua equipe deve estar preparada para lidar com isso. Tanto os vendedores, para treinar o discurso, quanto os instaladores que você precisará, por exemplo. Estes detalhes podem oferecer uma melhor experiência aos clientes para comprarem com você novamente. 

Reforce a importância da data para todos os envolvidos, quais serão os preços praticados e os detalhes das promoções. Com todos em sinergia, há mais chances de ter sucesso na Black Friday.

  1. Saiba precificar seus produtos e serviços

Para ter um preço atrativo, você deve considerar todos os custos envolvidos no produto. Por exemplo: além do valor que você paga ao fornecedor do rastreador, você também deve considerar os custos com funcionários e demais encargos na hora de definir o valor a ser cobrado.

Além dos custos, considere sua margem de lucro. É comum que, para aumentar as vendas, ela diminua um pouco.

  1. Estimule a venda conjunta

Na estratégia de criar combos, o intuito é focar em aumentar a quantidade de produtos vendidos. Pense em seu portfólio e quais itens podem ser vendidos juntos. E claro, essa estratégia deve levar em consideração também o seu estoque disponível.

Um dos exemplos pode ser vender uma câmera de segurança para casa e um rastreador automotivo, aumentando a proteção dos bens dos seus clientes e diminuindo seus equipamentos. Toda essa estratégia deve considerar o comportamento do seu público e quais dores ele tem. 

  1. Aposte na divulgação

Apesar das oportunidades trazidas pela Black Friday, a concorrência neste período também é maior. Por isso, é essencial caprichar na divulgação. Sem boas estratégias de marketing, todo o trabalho desempenhado pode ser em vão. 

Uma das dicas é criar peças para as redes sociais, como em posts e nos stories. Caso queira investir, também é possível pagar anúncios durante este período. Você também pode chamar clientes no Whatsapp e compartilhar suas promoções. Capriche no texto e reforce o senso de urgência: isso incentivará a fazer a compra durante a Black Friday e não deixar para depois. 

Você também deve apostar na divulgação física, caso tenha um ponto de venda. Coloque faixas ou folhetos para atrair as pessoas para sua empresa durante o período.

  1. Pense no pós-vendas

Depois do período de Black Friday, você pode aproveitar para fidelizar os clientes conquistados. Crie um relacionamento com essas pessoas para futuras compras, reforçando seu compromisso com a melhor experiência.

Se você tem uma central de rastreamento, essas pessoas podem te indicar no futuro. Já se você tem uma empresa de segurança, é possível que existam muitos produtos importantes para oferecer depois a esse público. 

Aproveite também para entender o que deu certo e o que mudaria para a próxima Black Friday. Fazer este balanço é essencial para criar promoções ainda melhores no futuro.

Pronto para vender na Black Friday?

Como você viu até aqui, a estratégia da Black Friday precisa envolver desde o planejamento comercial até o estoque da sua central. Faça um bom planejamento e aproveite a data para lucrar ainda mais.

Aqui na Getrak, temos um parceiro importante para ajudar você a criar promoções: o Gestão de Estoque. Esta funcionalidade mostra quais produtos estão em excesso e o que está faltando. Tudo com alertas automáticos, sem precisar se preocupar com tarefas manuais.

Outra funcionalidade da nossa plataforma é o Painel Financeiro, um parceiro para flexibilizar as formas de pagamento oferecidas (com PIX e emissão de boleto), além de cobrar clientes inadimplentes. Saiba sobre essa e outras funcionalidades da nossa plataforma clicando aqui.

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