O que é, quais tipos e modais do transporte de cargas - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
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18 de março de 2022
O que é, quais tipos e modais do transporte de cargas
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Getrak
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O Brasil é um país de dimensões continentais e fazer a logística de entregas e transporte de cargas é um desafio grande. Fazer chegar os produtos e mercadorias até o consumidor final envolve todo um processo logístico que precisa ser bem gerenciado para evitar problemas com os itens transportados e também prejuízos para as transportadoras. 

Mas como gerenciar uma frota que percorre distâncias tão grandes? Como garantir que a carga será entregue no menor tempo e custo possível, mas com qualidade e segurança? 

Neste artigo, vamos responder estas perguntas apresentando uma alternativa para as transportadoras e também uma oportunidade de negócio para empresas de rastreamento veicular.

Sim, o rastreamento de frotas pode ser uma grande ferramenta para as empresas frotistas, tendo em vista que o modal rodoviário é o mais conhecido e utilizado meio para o transporte de cargas no Brasil. Continue a leitura e descubra como o monitoramento veicular pode ajudar na gestão de frotas e no transporte de cargas. 

Qual a legislação do transporte de cargas no Brasil?

A legislação do transporte de cargas no Brasil é fiscalizada pela Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e regulamentada pela lei n.º 11.442/2007.

Nos casos em que se é transportado cargas de alto risco (materiais cortantes, tóxicos e etc.), a legislação impõe algumas ressalvas previstas nos artigos 22 e 24 da lei n.º 10.233/2005.

Quais são os principais modais de transporte de carga do Brasil?

Ao todo o Brasil utiliza 4 modais para o transporte de cargas. O mais conhecido e utilizado é o modal rodoviário, seguido pelo transporte ferroviário, aéreo e fluvial. Vamos entender com cada um deles?

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Modal rodoviário

O envio de produtos por meio de caminhões e carretas começou a ganhar expansão a partir da década de 50 com o avanço da indústria automobilística no país e hoje é o meio de transporte de cargas mais utilizado no Brasil, muito em função da flexibilidade e da baixa burocracia.

Como a malha rodoviária brasileira é bastante extensa, o transporte de carga rodoviário permite criar rotas mais flexíveis, otimizando, portanto, o tempo e os custos das operações.

Vantagens

  • Malha rodoviária abrangente e permite chegar a quase todos os lugares do território brasileiro;
  • Facilidade para contração;
  • Flexibilidade de rota;
  • Pouca burocracia para realizar o transporte;
  • Maior investimento em infraestrutura das rodovias, em comparação aos outros modais.

Desvantagens

  • Tempo de entrega;
  • Baixa capacidade de carregamento;
  • Menor segurança para o transporte;
  • Mais afetado às condições climáticas e de trânsito;

Modal Ferroviário

Segundo mais utilizado no país, o modal de transporte ferroviário era o principal meio de transporte de cargas até a década de 50, quando começou a modernização da indústria no Brasil, principalmente a automobilística. 

Como ele tem menos flexibilidade de rota, o modelo de transporte por ferrovias é ideal para grandes quantidades de carga e que têm um único destino fixo. Mais caro, esse modelo é bastante utilizado por mineradoras e empresas que transportam cargas pesadas. 

Vantagens

  • Baixa incidência de taxas e impostos;
  • Combustível mais barato;
  • Grande capacidade de carga;
  • Mais segurança no transporte de cargas.

Desvantagens

  • Rotas fixas e inflexíveis;
  • Depende de outros modais para chegar ao consumidor final;
  • Menor investimento de infraestrutura em ferrovias; 

Modal Aéreo

O modal de transporte de cargas aéreas está em franco crescimento, muito em função da expansão das vendas pela internet. Esse modelo, apesar de mais caro, é o ideal para o transporte de produtos eletrônicos e/ou frágeis.

Quando o tempo e a agilidade de entrega forem fatores fundamentais para a empresa logística, esse é o modal que deverá ser utilizado. 

Vantagens

  • Percorre longas distâncias em pouco tempo
  • Aeroportos em centros urbanos;
  • Menor custo com embalagens e menor manuseio da carga; 

Desvantagens

  • Limitação na quantidade de carga;
  • Custo elevado de operação;
  • Precisa de terminais de acesso;
  • Pode depender de outro modal.

Modal Fluvial

O transporte de carga fluvial, assim como o ferroviário, é bastante utilizado para o deslocamento de grande quantidade de produtos, ou mercadorias muito pesadas. A diferença aqui é a flexibilidade de transporte de itens em todos os estados (sólido, líquido e gasoso).

Vantagens

  • Transporte de grandes quantidades;
  • Entrega em longas distâncias;
  • Maior segurança para o transporte;
  • Baixo custo.

Desvantagens

  • Tempo de entrega;
  • Elevada burocracia na documentação e liberação;
  • Necessita de portos para carregamento e descarregamento; 
  • Necessita de seguro para a carga;
  • Baixo investimento em infraestrutura de portos e na fiscalização.

Quais são os tipos de transportes de carga?

Como sabemos, o modal terrestre é o mais utilizado no Brasil e dentro dele é possível transportar qualquer tipo de carga. Abaixo vamos listar as divisões que existem dentro do transporte de carga rodoviário. É só seguir a leitura

Transporte de carga geral

É o modelo generalista e abrange todas as mercadorias que não necessitam de um veículo especial para armazenamento e transporte. Abaixo segue a listagem dos tipos de produtos que cabem nesta categoria:

  • produtos industrializados;
  • produtos químicos (desde que não seja uma carga perigosa);
  • produtos farmacêuticos;
  • líquidos envasilhados;
  • produtos alimentícios;
  • materiais de construção;
  • laminados de madeira.

Transporte de encomendas

O mais conhecido deles, o transporte de encomendas é o responsável por fazer a coleta no local de envio, o transporte e a entrega no destino. Muito utilizado por e-commerces, o preço dos fretes variam de acordo com a localidade de destino, tempo e modelo de transporte.

Somente os correios transportam 310 toneladas de encomendas pelo modal aéreo todos os dias. O correiro tem uma estrutura de:

  • 26 mil veículos;
  • 12 linhas de transporte aéreo de carga;
  • 12 mil agências;
  • 10 mil unidades operacionais;
  • 61 centros de logística;
  • Unidades de tratamento e entrega de encomendas;
  • 115 unidades de distribuição de cartas

Transporte de mudanças

Esse é o modelo que com certeza você já utilizou. Apesar de ser muito usado de forma autonoma, existem empresas especializadas em mudanças, que fazem todo o processo de embalar, transportar e entregar no novo endereço do contratante. 

Além de móveis, materiais de construção, utensílios domésticos e materiais de escritório entram na lista dos materiais para mudança.

Transporte de cargas perigosas

Existe uma legislação específica para os produtos perigosos no Brasil. Nesse sentido, não só o transporte da carga, mas o manuseio, armazenamento e produção destes produtos precisam seguir regras determinadas pelos órgãos fiscalizadores competentes.

Com relação ao transporte, além de veículos especiais, os motoristas e outros funcionários que participarem do envio precisam ser treinados e seguir vários protocolos de segurança.

Transporte de cargas frigoríficas

Os produtos frigoríficos também precisão seguir alguns cuidados, principalmente com as condições de temperatura, ventilação e umidade. Sendo assim esse é um tipo de transporte de carga bastante especializado.

Para as transportadoras, este é um tipo de transporte que necessita de investimentos em sistemas de refrigeração e demais equipamentos que garantam que os itens vão continuar resfriados ou congelados, de acordo com a especificação de cada produto. 

Transporte farmacêutico

O transporte de produtos farmacêuticos também possui uma legislação específica, isso porque, essa indústria não pode abrir mão de processos de logística rigorosos. Assim como os materiais perigosos, os remédios precisam ser conversados, transportados e manuseados seguindo normas de qualidade, a fim de não comprometer a sua eficácia. 

Nesse ponto é importante que transportadora e cliente mantenham contato constante e criem uma dinâmica que minimize os riscos. 

Transporte de cargas grandes, completas e fracionadas

Por fim, o transporte de cargas ainda divide suas categorias em grandes, completas e fracionadas. Quando o produto é grande, é necessário, por vezes, a presença de carros batedores, que vão garantir a segurança do motorista e da carga durante a viagem. Sendo assim, o transporte desse tipo de carga precisa ser informado às autoridades para que as ações sejam tomadas a fim de garantir o sucesso da operação.

Quando o assunto é carga completa é quando uma empresa utiliza todo o espaço do meio de transporte para os seus produtos e/ou equipamentos. Já o fracionado é quando as mercadorias são transportadas junto com os produtos de outras empresas.

Quais as etapas de distribuição e do transporte?

Agora que conhecemos os modais de transporte de carga, vamos entender como funciona esse serviço? Ele é dividido em 05 etapas:

Administração (Logística)

Nesta etapa é feito o panejamento de entrega do produto/mercadoria. Aqui são definidos quais os modais serão utilizados, qual transportadora irá realizar o serviço, tempo médio e data de entrega prevista. 

Roteirização

Como o transporte será feito? Quais serão as paradas para reabastecimento, descanso e alimentação? Caso ocorra algum problema, o que precisará ser feito. A etapa de roteirização, portanto, cria o plano de ação efetivo para a entrega ser realizada. 

Controle e descolamento

Esta é a etapa de produção, ou seja, quando o transporte é efetivamente realizado. Agora o importante é controlar se a roteirização está sendo seguida e se é necessário algum ajuste do plano de ação. 

Descarregamento

Roteiro concluído? É hora de fazer a entrega da carga e cuidar de todos os trâmites e burocracias que o momento exige. Será necessário algum outro transporte até o destino final? A carga está em perfeitas condições? 

Esta é uma parte do transporte de cargas que precisa de atenção para evitar problemas com o contratante do transporte. 

Indicadores

Após a entrega da carga ser feita é hora de medir os indicadores que vão gerar a inteligência que vai permitir a otimização e a redução de custos da operação. Os principais são:

  • Tempo em trânsito;
  • Gastos com combustível;
  • Devoluções e danos a carga;
  • Exatidão das notas e burocracias do transporte;
  • Pontualidade das entregas.

Como o rastreamento pode ajudar a melhorar os resultados das transportadoras?

Bom, como sabemos o transporte de cargas pelo modal rodoviário é o mais utilizado no Brasil. Como podemos perceber também, inclusive pelos indicadores de resultados que trouxemos, o tempo de entrega, o gasto com combustível e a segurança da mercadoria são pontos fundamentais.

Nesse sentido, um sistema de gestão de frotas é fundamental para as empresas transportadoras. Mas, como medir com precisão se o gasto com combustível foi o adequado? Como garantir a segurança da carga transportada? A resposta é com um sistema de rastreamento veicular.

Com um rastreador instalado no caminhão ou carreta é possível medir:

  • Velocidade média do veículo;
  • Rota percorrida;
  • tempo gasto para a rota;
  • localização em tempo real. 

Com essas informações é possível controlar a eficiência da rota, a jornada de trabalho, a eficiência do motorista e gerar inteligência para a redução de custos. 

Segurança

Outra função importante de um rastreador é a segurança. O número de roubo de cargas é bastante elevado no Brasil e o sistema de rastreamento ajuda na prevenção, com os inibidores de furto de caminhões e na recuperação da carga, com o sistema de bloqueio e localização em tempo real. 

Custo do rastreamento

Para uma empresa logística, montar uma central de rastreamento pode impactar e elevar o custo da operação. Contudo, para as empresas que já fazem o rastreamento de carros leves, este custo é irrelevante, tendo em vista que elas já possuem a infraestrutura de monitoramento montada. 

No blog da Getrak preparamos um artigo que explica em detalhes como a sua central de rastreamento pode atuar na gestão de frotas, aumentar o portfólio e o ticket médio dos produtos. Leia e descubra como melhorar os resultados da sua central.

Leia também: O que e a gestão de frotas e como ela pode aumentar a rentabilidade da sua central