Os atuais índices de violência influenciaram no desenvolvimento de dispositivos de segurança que evitam prejuízos em empresas e no bolso dos cidadãos. Um deles é o rastreamento veicular, extremamente útil tanto na prevenção de furtos e roubos quanto para auxiliar os motoristas em possíveis imprevistos. No entanto, diante das várias demandas, você saberia como precificar serviços nessa área?
É o que mostraremos neste post por meio de dicas imperdíveis que certamente farão uma grande diferença em seu negócio. Quer montar um plano adequado ao seu público? Então, continue lendo!
O que você vai encontrar neste artigo
Veja os principais serviços de uma central de rastreamento
Quando se fala em central de rastreamento, algumas palavras já vêm à mente, como chips, monitores, carros, caminhões, segurança. De uma forma geral, a central vai bem além do que simplesmente os serviços voltados à prevenção de furtos e roubos.
Além de rastrear veículos e frotas, ela pode oferecer logística para serviços variados, como entregas. Assim, o transporte será otimizado, com rotas definidas, inclusive com um controle apurado do cumprimento das tarefas.
Outro setor auxiliado por uma central é a redução dos custos, como de combustíveis. Faz ainda o controle das horas trabalhadas e pode até mesmo monitorar as conversas dentro de um veículo. Como você pôde perceber, as atribuições são muitas assim como os investimentos em tecnologia e recursos humanos, ou seja, na hora de precificar é preciso levar tudo isso em conta, como veremos agora.
Aprenda como precificar serviços
A precificação dos serviços em uma central de rastreamento veicular deve levar em consideração vários aspectos referentes aos custos de manutenção do negócio como também os investimentos em cursos, tecnologia e contratação de colaboradores.
Muitas vezes, o cliente observa apenas o preço final, mas não tira um tempo para pensar que a central tem que pagar o aluguel, a conta de energia, os salários, softwares etc. Assim, vale a pena você colocar em uma planilha todos os gastos antes de definir o valor dos serviços individuais ou dos pacotes. Além disso, existem outros indicativos importantíssimos, tais como os que listamos abaixo.
Saiba como fazer a transição para o 4G na sua central de rastreamento veicular
1. Analise o mercado e a concorrência
A precificação de serviços é muito semelhante à abertura de um negócio. Para manter a competitividade, você deverá fazer uma análise do mercado em sua região, observando quais são os pontos positivos e negativos dos concorrentes, a renda per capita da população, os custos de instalação e manutenção, entre outros.
Observar a concorrência é fundamental no sentido de você criar inovações ou, até mesmo, diferenciais para atrair mais gente. Isso porque uma deficiência do concorrente pode ser o seu insight para conquistar e fidelizar os clientes.
Assim, realizando uma criteriosa análise, alternativas serão encontradas para atrair pessoas ao seu negócio. Pode ser um benefício a mais no serviço, um plano convidativo baseado no perfil do público ou até mesmo mais facilidades no pagamento. Portanto, a criatividade também deve entrar em cena para a concretização do seu sucesso.
2. Defina a sua forma de cobrança
Um profundo conhecimento da sua área de atuação também auxilia na hora de saber como precificar serviços. Observe se é mais vantajoso para você e também para os clientes a cobrança por um serviço fixo ou por pacotes.
É importante ainda mensurar se o valor será por hora ou taxa fixa. No caso de uma central de rastreamento, geralmente a opção mais comum é uma mensalidade por determinados serviços, com adicionais para custear os equipamentos, principalmente nas instalações.
A dica que não pode fugir da sua realidade é sempre ser transparente com o cliente, demonstrando logo na apresentação todos os serviços, taxas, valores, enfim, trata-se de uma forma de destinar mais segurança contratual, além de ser uma prática necessária para manter a satisfação de quem confia em sua empresa.
3. Mensure os seus custos
A precificação de qualquer serviço ou produto passa por um tripé chamado custo, valor e concorrência. Portanto, é preciso organizar as suas finanças para conhecer a fundo a realidade da sua empresa. Analise o fluxo de caixa, os gastos fixos, a manutenção dos veículos, pagamento dos encargos trabalhistas, impostos, entre outros.
Nesse sentido, é imprescindível você contar com o auxílio da tecnologia, como um software de gestão e também de rastreamento para colocar na ponta do lápis os gastos, além de evitar perdas no estoque, sempre com relatórios bem apurados e com dados confiáveis baseados em estatísticas.
Dessa maneira, o planejamento orçamentário é um bom sinalizador no momento de precificar os seus serviços. Fora isso, auxilia na administração e evita imprevistos que possam afetar os seus rendimentos.
4. Defina a margem de lucro
Quanto você quer lucrar em cada serviço prestado? A definição da margem de lucro é uma atitude fundamental em qualquer negócio. Por isso, uma dica essencial é calcular o markup da sua empresa, ou seja, a soma da margem de lucro com o valor dos custos do produto ou serviços.
Assim, haverá uma segurança para cobrir todos os custos operacionais fixos e variáveis. Outro ponto positivo é que os valores terão espaço para margens de lucro razoáveis e dentro da realidade do mercado.
5. Monitore a precificação
Após definir os valores dos seus produtos e serviços, a dica é sempre monitorar os preços do mercado. Isso porque existem influências da economia, do dólar, da situação de empregabilidade em sua região, ou seja, é possível que promoções sejam necessárias em determinados momentos assim como reajustes.
Portanto, saber como precificar serviços não é uma tarefa fácil. Mais uma vez, reforçamos a necessidade do auxílio da tecnologia, como um software de gestão.
Conheça as vantagens de um software de gestão em sua central
O dia a dia operacional exige planejamento, organização e pontualidade. Imagine uma empresa sem ordens de serviço, com anotações a caneta em pedaços de papéis espalhados por uma mesa toda desorganizada. Certamente, haverá atrasos nos pagamentos, perdas financeiras e insatisfações por parte dos clientes — resultado: prejuízos incalculáveis!
Com um software voltado ao administrativo da sua central de rastreamento veicular, é possível manter as contas em dia, com cálculos sobre os valores das comissões dos vendedores, emissão da nota fiscal, relatórios com filtros dinâmicos e fácil visualização, sem falar no controle do estoque e um programa de comunicação com os clientes.
Assim, ao chegar o momento de saber como precificar serviços você terá informações bem apuradas para auxiliar nas tomadas de decisões, ou seja, as chances de sucesso vão aumentar consideravelmente.
E aí, ficou interessado em uma gestão de qualidade em sua central de rastreamento? Então entre em contato com a nossa equipe e conheça o plano ideal que vai ajudar no crescimento do seu negócio!