Quais são as tendências do Mercado de Rastreamento para 2023? - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
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Rastreamento
8 de novembro de 2022
Quais são as tendências do Mercado de Rastreamento para 2023?
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Getrak
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O mercado de rastreamento segue em crescimento, mesmo com a pandemia, os números pouco foram afetados. Em 2019, por exemplo, o faturamento do rastreamento veicular no Brasil foi de R$ 7,17 bilhões. Em 2021, ainda em plena pandemia, foram R$ 9,29 bilhões e a expectativa de crescimento para 2022 é de 18%.

Estes números expressivos, são explicados pelo quesito segurança. Entre 2019 e 2021 foram registradas 1.032.731 ocorrências de roubo ou furto de veículos no Brasil. Ou seja, aproximadamente uma ocorrência por minuto.

As expectativas, portanto, são de crescimento para o setor de rastreamento veicular, que vai investir cada vez mais em soluções que melhorem a segurança veicular dos seus clientes.

Telemetria avançada e Inibidores de furto vão ter destaque no mercado

A grande tendência é o aprimoramento da telemetria avançada e dos inibidores de furto. Grandes empresas distribuidoras, gestoras logísticas ou qualquer outra que tenha uma pequena frota, seja de carro ou caminhão, sofre com a violência. São em média 14.400 ocorrências de roubo de cargas por ano. O que tem levado a pesquisas de novas soluções que ajudem os gestores de frotas e empresas de logística. 

Telemetria avançada – Fleet

O primeiro dos grandes destaque para 2023 é a telemetria avançada aplicada à gestão de frotas (Fleet). O objetivo das soluções será trazer mais dados que possam subsidiar a tomada de decisão dos gestores de frotas.

Alguns dados já são entregues atualmente, como por exemplo: 

  • Produtividade dos motoristas;
  • Quilômetros rodados;
  • Custos relacionados ao transporte;
  • Definição de rota e controle de percurso;
  • Definição de áreas de risco.;
  • Controle de combustível e manutenção.

Combustíveis Alternativos

Sustentabilidade e práticas de ESG, os combustíveis alternativos serão cada vez mais popularizados e vão ser uma tendência de utilização para os gestores de frotas, principalmente locadoras. 

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A onda dos “carros verdes, que consomem menos combustível ou são movidos a eletricidade, vão ter uma participação maior no mercado. Nesse sentido, os carros híbridos ganham força neste “período de transição”. 

Automatização

Assim como os combustíveis, outra tendência do mercado de rastreamento para 2023 são as automatizações. Aqui não falamos apenas da tecnologia veicular, como os carros conectados, mas também da automatização da cadeia logística como um todo. 

As demandas por agilidade e a produtividade crescem a cada dia e para atender a ela, é necessário investir em automatizar o processo. Por isso, a aposta é o investimento cada vez maior em soluções de inteligência artificial e aprendizado de máquina para melhorar os processos e otimizar o tempo de produtividade.

Inibidores de furto

A questão da segurança também será um ponto de atenção, tanto para os gestores de frotas que querem proteger seus veículos e cargas, quanto para as pessoas físicas, que não querem ter o seu patrimônio subtraído.

Assim, a tendência do mercado de rastreamento para 2023 é o aprimoramento e a utilização maior dos inibidores de furto. Algumas destas tecnologias já funcionam independente do rastreador e da centralina. Com isso, ao perceber, por exemplo, a troca ou retirada de algumas destas peças, os carros são bloqueados e conseguem fazer o bloqueio do veículo.

Dados sobre o mercado de rastreamento – Veja o nosso infográfico interativo

Conclusão

Como vimos, as tendências do mercado de rastreamento veicular em 2023 passam pelo avanço tecnológico na busca de novas soluções para a segurança, mas também um aumento do investimento em produtos que melhorem a gestão de frotas.

Uma das ênfases para os empreendedores desse segmento são as organizações que operam com frotas leves, ou seja, aquelas que são formadas por veículos utilitários, carros e motocicletas.

Os micro e pequenos empreendedores passaram a representar uma parte significativa do mercado. A sua presença é explicada pelo interesse em tornar a operação mais eficaz e atingir vantagens competitivas. Assim, é possível viabilizar o crescimento do negócio e economizar recursos sem prejudicar a qualidade dos serviços prestados.

Por isso, ter um portfólio amplo dentro da sua central de rastreamento é fundamental para garantir que a sua organização continue se destacando no mercado. Quer saber mais sobre o mercado de telemetria avançada e como aumentar o seu portfólio? Leia o nosso próximo artigo e tire suas dúvidas.