Valor do seguro dobra e o rastreamento veicular é alternativa para reduzir custos - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
1 de novembro de 2022
Valor do seguro dobra e o rastreamento veicular é alternativa para reduzir custos
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

2022 foi um ano difícil para os motoristas com a alta do IPVA e o aumento do preço médio dos carros. Agora, a nova surpresa é o aumento do valor do seguro, que teve um crescimento médio de 32,45% entre junho de 2021 e junho de 2022, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Em alguns modelos este valor pode chegar até a 158%, segundo a Minuto Seguros, empresa que comercializa o produto em âmbito nacional. Estes reajustes são para os novos produtos e também para as renovações anuais.

Essa alta chega após quase cinco anos de queda que começou em 2017 e foi acelerada pela pandemia de Covid-19. Isso porque, com menos carros nas ruas, o índice de sinistralidade caiu, o que fez o preço dos seguros cair cerca de 12%.

Carros com maior aumento no valor dos seguros

Antes de falar dos carros que sofreram com maior aumento, é preciso ressaltar que estes valores se referem à população média, que tem por volta de 35 anos, casados e que vivem na cidade de São Paulo. A depender da localidade, idade e perfil comportamental, estes valores podem ser maiores ou menores. 

Os carros mais vendidos no país entre 2021 até o momento são o HB20, Mobi, Kwid, Compass, Creta, Cronos e o Novo Gol. Agora vamos aos valores dos seguros:

valor do seguro

Como fazer para reduzir o valor do seguro?

O valor do seguro está diretamente ligado ao índice de sinistralidade e ao comportamento do motorista. Nesse sentido, uma solução ideal para reduzir o valor do seguro automotivo é investir em uma solução de rastreamento. 

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Isso porque, com um rastreador instalado, o veículo passa a ter maior chance de ser recuperado em caso de roubo ou furto. A Getrak, por exemplo, tem índices de recuperação que ultrapassam os 90%. Com isso, a chance da seguradora ter que pagar indenização é menor, o que faz com que o valor do seguro diminua. 

No caso das frotas de veículos, ainda existe a possibilidade de realizar a telemetria avançada e fazer o controle de combustível, manutenção e velocidade médias, o que também faz com que o índice de sinistralidade caia e, por consequência, o valor do seguro.

Possibilidade de investimento

Grandes investidores mostram que durante a crise é um bom momento para investir. Nesse sentido, abrir uma central de rastreamento para atender os seus clientes, pode ser uma possibilidade de aumentar a receita e ainda fidelizar o cliente. Isso porque, ele terá um valor agregado ao serviço e ainda terá a diminuição do valor pago pelo seguro.

Para as centrais de rastreamento que já atuam no mercado, porque não firmar parcerias com as seguradoras? Esta pode ser a oportunidade de aumentar o portfólio e atingir outro nicho de mercado.

Seguro com rastreamento

Aqui no blog temos um artigo que mostra as vantagens de investir no rastreamento atrelado ao seguro, nele vocês vão encontrar quais são as vantagens dessa união. Além disso, mostramos como a Getrak pode ajudar centrais de rastreamento e seguradoras a firmar esta parceria. Esperamos que gostem da leitura.

Leia agora: Como oferecer o rastreamento veicular com seguro?