5 dicas para desenvolver uma mente empreendedora de sucesso - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
3 de maio de 2021
5 dicas para desenvolver uma mente empreendedora de sucesso
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Será que é tão simples desenvolver uma mente empreendedora de sucesso? Tirar as ideias do papel e investir no próprio negócio é meta de muitas pessoas, no entanto, muitos empreendedores(as) encontram dificuldades na etapa de avaliação dos riscos e na motivação.

Não existe receita pronta para o sucesso de um negócio, no entanto, algumas estratégias e atitudes são importantes para estimular uma mente empreendedora a alcançar os objetivos. Entre elas são, por exemplo, estabelecer metas, manter um comportamento motivacional, entender a necessidade do negócio ao nível profissional e pessoal, dentre outras pontuações que vamos falar no decorrer deste artigo.

E o mais importante, o que você considera como o seu sucesso no mundo dos negócios? Uma reflexão que é fundamental e todo empreendedor deve considerar. Neste artigo, você vai ler sobre 5 hábitos e dicas para desenvolver uma mente empreendedora em busca do sucesso dos negócios, com os seguintes temas:

  • Mercado e pessoas
  • Pensamento positivo
  • Metas e objetivo
  • Criatividade
  • Originalidade

Confira 5 dicas para impulsionar a sua mente rumo ao sucesso!

01 Uma mente empreendedora precisa conhecer o mercado e pessoas

Para embarcar no mundo do empreendedorismo é preciso ser visionário(a).

E para isso acontecer é necessário pesquisar sobre o mercado, compreender, estudar o segmento; além disso, é preciso estar disposto para mudar o mindset sobre determinada visão ou proposta inicial de negócio.

Acima de tudo, para estimular uma mente empreendedora de sucesso, o conhecimento nunca é demais. É a partir do hábito de compartilhamento e enriquecimento mútuo que se adquire mais informações estratégicas e analíticas, além de estar sempre se movimentando para construir uma rede saudável de networking.

Imagem - Getrak
E-book gratuito

Saiba como fazer a transição para o 4G na sua central de rastreamento veicular

02 Coloque a sua mente empreendedora para pensar positivo

Empreender não é um caminho fácil, certamente pensar positivo com tantos desafios pela frente pode ser difícil para quem resolveu iniciar um negócio ou já está no caminho.

Entretanto, o objetivo de pensar positivo não é ignorar as situações que podem ocorrer, e sim criar estruturas emocionais que vão motivar e trazer o equilíbrio entre a racionalidade e a emoção para os negócios.

Pensar positivo ajuda a concretizar os sonhos e traz satisfação, inclusive, quando o problema é solucionado. E isso vale para o âmbito pessoal ou profissional.

Ou seja, para uma mente empreendedora, estimular o pensamento positivo pode facilitar o alcance das metas e ainda ajudar a encarar os momentos mais difíceis com maior tranquilidade.

03 Estabeleça metas e não esqueça de traçar um objetivo

Uma das etapas mais importantes para a mentalidade empreendedora é traçar os seus objetivos e definir quais são as metas que deseja atingir. Em outras palavras, o caminho para quem deseja empreender é complexo, e à medida que o negócio começa a ganhar maior proporção é fácil se perder no caminho.

Um hábito interessante é revisitar os objetivos traçados e utilizar ferramentas que podem ajudar no planejamento estratégico diário. Como por exemplo, separar uma data na semana ou de 15 em 15 dias para analisar os resultados, buscar implementar métodos de gestão, como as OKRs (Objectives and Key Results), além de ouras medidas.

Antes de começar o trabalho, separar um momento para reavaliar o que tem feito, o que precisa melhorar para alcançar as metas ou mesmo para reavaliar se as estratégias que foram colocadas em ação estão levando o seu negócio rumo ao sucesso. Como resultado, essa atitude pode ajudar  a jornada empreendedora ficar mais “clara”.

Essa prática pode ajudar a identificar falhas e tomadas de decisão errôneas. Não se esqueça de “abraçar as suas falhas” e não se cobrar em demasia pelos erros: busque pelas soluções e tome como um aprendizado, isso é pensar positivo!

Por fim, uma mente empreendedora de sucesso precisa trabalhar e gerir de forma organizada e com uma visão 360º do seu negócio.

04 A criatividade como ignição

As transformações no cenário mercadológico e comportamental – ao nível consumidor – são constantes e pedem criatividade. Empreender, sobretudo em um mercado competitivo e cada vez mais digital, exige uma mente em constante movimento e isso também pode ser assustador.

Como manter a criatividade com tantas demandas e pouco tempo? Ou, como manter a criatividade em pleno momento pandêmico, que se diga de passagem, traz uma sensação maior de monotonia ou ‘stress’?

Segundo um estudo citado na Harvard Business Review, o cérebro tem uma tendência reacionária maior em situações de maior stress. Essa ação gerada impacta diretamente na tomada de decisões, que ganham maior inclinação a serem realizadas de forma pouco criativa.

Para manter uma mente criativa, alguns hábitos podem ajudar, veja abaixo 4 dicas:

  • Permaneça em constante network e amplie a rede de conexões, mesmo que a distância.
  • Use as emoções para criar algo novo e não perca as suas ideias. Quando surgir, anote.
  • Acompanhe as tendências, leia e estude sempre que puder.
  • Aproxime-se da natureza, caminhe e descanse a mente em espaços fora do padrão que fazem parte da sua rotina. Especialistas já identificaram que caminhar faz bem para a criatividade, por exemplo.

05 Nada se compara a originalidade de uma mente empreendedora

O caminho do empreendedorismo exige maturidade (para lidar com os desafios e vitórias com equilíbrio emocional e humildade), constante aprendizado (para fortalecer e agregar o conhecimento), resiliência (para se adaptar sempre que necessário e abrir a mente), coragem (porque o medo é real quando começamos algo novo) e persistência (para continuar sempre em busca da realização dos sonhos).

Coloque todas essas etapas citadas acima em uma caixa feita de amor e embrulhe com uma fita de originalidade. Pode parecer “piegas”, mas por outro lado, para quem empreende, certamente seria um presente perfeito.

Nada como manter a singularidade com tantos caminhos e opções para seguir. É a beleza de manter a essência e a originalidade da mente que suscita o feeling, a paixão e a certeza que o empreendedor ou empreendedora está no caminho certo.

A originalidade é responsável pelo destaque nas multidões. É a arte de inovar sendo a pessoa que se é, sem moldes ou padrões, abraçando as ideias pessoais e acreditando na capacidade de empreender.

Por fim, agora que você acompanhou as 5 dicas que preparamos para estimular uma mente empreendedora de sucesso, será que você está pronto para montar a sua central de rastreamento?