Gestão de compras: como fazer na sua central de rastreamento?

Laura Ferreira

Tempo de leitura: 5 minuto(s)

Gestão de compras

Assine nossa Newsletter

e receba os principais artigos do blog

O que você encontra

O setor de compras em uma empresa é essencial para ter melhores resultados financeiros e estratégicos. Para isso, a gestão de compras tem o objetivo de organizar a entrada de ativos, planejando melhores aquisições e poupando recursos desnecessários. 

Ao longo do texto, você vai conhecer a importância da gestão de compras, dicas de como fazer em sua central de rastreamento e muito mais. Confira.

Qual a importância da gestão de compras?

A gestão de compras pode otimizar os recursos da sua empresa, ajudando a fazer melhores negociações, evitando desperdícios e ampliando sua relação com fornecedores. Veja essa e outras vantagens em nossa lista completa.

  1. Redução de custos

Uma das vantagens é a redução de custos em sua operação. A gestão de compras permite ter mais planejamento, o que é essencial para melhorar negociações, analisar fornecedores e comprar apenas quando necessário. 

Você pode ter resultados ainda melhores associando a gestão de compras à gestão de estoque, gerando insights de quando precisa ou não comprar mais produtos. Esses dois setores estão diretamente ligados e precisam de sinergia para um bom funcionamento de ambos.

  1. Melhora de qualidade

A melhora de qualidade é outra vantagem na gestão de compras. Ao adquirir melhores produtos e fornecedores no mercado, você oferece uma experiência mais rica aos clientes finais. 

Pense no seguinte exemplo: sua empresa está colocando em prática a gestão de compras e, com isso, criou alguns parâmetros para analisar os produtos que serão adquiridos. Você terá mais planejamento para pesquisar tendências no mercado, lançamentos de rastreadores e bloqueadores, gerando um diferencial na qualidade dos produtos oferecidos aos seus clientes.

  1. Diferencial competitivo

O diferencial competitivo é uma vantagem na gestão de compras. Se sua empresa tem redução de custos, ela consegue direcionar melhor os recursos para ser mais estratégica no mercado. Além disso, ao oferecer produtos com mais qualidade, sua marca oferece ainda mais valor aos consumidores. 

Relação entre compras e estoque

Gestão de Estoque – Lançamento Funcionalidade

Como mencionamos, os setores de compras e estoque são parceiros estratégicos em sua central de rastreamento. Níveis de estoque baixos indicam a necessidade de iniciar o processo de compra, por isso é essencial acompanhar os números apresentados pelo estoque.

Com sistema ou funcionalidade de gestão de estoque, você também analisa o nível de manutenção de rastreadores e acessórios, gerando insights para as próximas compras. Também é possível configurar alertas para os níveis de estoque e filtros em sua visão. 

Como fazer a gestão de compras em sua central de rastreamento?

Para começar esse processo, não é necessário ter um time dedicado ao setor de compras, principalmente se sua central de rastreamento for menor. O próprio dono da central pode criar mecanismos, observando como a empresa adquire equipamentos e qual o gatilho necessário. 

Por exemplo, você pode começar o processo de compras através dos indicadores de estoque em sua central de rastreamento. Aqui na Getrak, o Gestão de Estoque tem alertas de níveis baixos e altos, mostrando quando é necessário comprar ou pausar alguma aquisição. Confira abaixo outras dicas para fazer a gestão de compras.

Seguem algumas dicas para fazer melhores compras:

  • Analise os fornecedores: faça uma pesquisa para entender a confiança deles, os preços e os prazos de entrega para sua central de rastreamento. Isso pode ajudar a ter mais previsibilidade de produtos e entender se sua empresa terá mais tempo de pesquisa e negociação.
  • Negocie: entenda se é possível diminuir valores se comprar um pouco a mais ou se pagar em outras formas de pagamento, como o PIX. Muitos parceiros têm condições diferenciadas de negociação nesses quesitos.
  • Planeje suas compras: entenda quando vai precisar de mais produtos e faça orçamentos com antecedência. Isso vai ajudar a pagar menos, além de garantir que terá estoque suficiente para atender seus clientes. Você pode verificar as próximas datas através de análises de compras anteriores – além da verificação nos seus níveis de estoque.
  • Saiba quanto comprar: analise seus dados de vendas para pedir apenas o que precisará. Você pode observar esses insights diretamente do seu sistema financeiro ou no Gestão de Estoque. Considere também a sazonalidade. Isto é, em alguns períodos, sua central tem mais ou menos vendas. Campanhas comerciais, como a de Black Friday, devem abranger compras de um volume maior de produtos. 

Pronto para comprar melhor?

Como você pode notar, fazer a gestão de compras gera diversos benefícios em sua central de rastreamento, como economia de recursos, maior produtividade e maior eficiência operacional. 

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor as principais questões sobre o assunto. Gostou de saber mais sobre gestão de compras? Assine nossa newsletter e tenha  em sua caixa de e-mail os principais assuntos de rastreamento veicular. 

Compartilhe nas redes sociais:
Facebook
X
LinkedIn
WhatsApp
Email
Pinterest