Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
21 de julho de 2022
Por que a capacitação profissional é importante para sua empresa?
J
Publicado por
João Vitor Fernandes
Compartilhe:

Capacitação profissional é o conjunto de estratégias e ações que ajudam os funcionários de uma empresa a desenvolver novas habilidades, por meio de cursos, treinamentos, palestras e workshops.

Além do desenvolvimento das habilidades ter um programa de capacitação profissional dentro da sua empresa traz como benefício o melhoramento do clima organizacional, no engajamento dos seus colaboradores com a sua empresa e na diminuição do turnover.

Mas afinal, quais são os tipos de capacitação profissional, como criar um plano de desenvolvimento para os meus funcionários, por que preciso pensar nisso em minha central de rastreamento?

Responderemos todas estas perguntas neste artigo, é só seguir a leitura. 

O que é capacitação profissional

A capacitação profissional é o sistema que uma empresa cria a fim de preparar os seus colaboradores para executar suas atividades com autonomia e com melhor performance. Neste plano de desenvolvimento profissional, são exploradas habilidades essenciais e estratégicas para o profissional ou para a empresa.

Para que essa estratégia seja assertiva, é feita a curadoria das competências e habilidades de todos os colaboradores, e quais delas precisam ser desenvolvidas por meio dos treinamentos, cursos e capacitações. 

O objetivo, portanto, é elevar o nível de atuação de todos os funcionários para que eles melhorem os seus desempenhos. Além disso, a capacitação profissional pode ajudar na resolução de problemas e pontos fracos.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

A importância da capacitação dos funcionários para as empresas

Ter profissionais capacitados é fundamental e básico para todas as empresas. Contudo, ter um programa de capacitação profissional trará ainda mais benefícios para a sua empresa do que apenas o aumento de desempenho. 

Quando você dá oportunidade do seu funcionário se qualificar, ele se torna engajado com a sua empresa e passa a ser um defensor da sua marca. Além disso, um profissional engajado e satisfeito dentro da organização tende a permanecer por mais tempo, o que diminui a rotatividade e os gastos com desligamentos e contratações. 

Atualmente o perfil de funcionário mudou. As pessoas agora não estão em busca apenas do salário, conceitos como propósito e carreira fazem parte da tomada de decisão entre uma ou outra empresa.  Segundo pesquisa da Gallup, 85% das pessoas se sentem desengajadas com a empresa, ou seja, elas continuam entregando suas atividades, contudo, não se sentem fidelizadas ao cargo que ocupam. 

Como entregar uma capacitação adequada?

Ao desenvolver um plano de desenvolvimento profissional para a sua empresa, não basta apenas criar cursos e treinamentos, contratar palestras ou workshops. É necessário, primeiro, entender quais são os pontos a serem melhorados dentro da empresa e mapear habilidades e competências dentro da sua equipe. Defina os treinamentos de acordo com as necessidades dos seus funcionários.

Veja abaixo um checklist básico para você montar um seu plano de capacitação profissional:

  • escolha pessoas comunicativas para disseminar o conhecimento entre os colaboradores;
  • defina quais problemas você precisa resolver e quais as pessoas têm habilidades que possam contribuir para essa resolução;
  • faça avaliações de desempenho para descobrir os principais gargalos que precisam ser resolvidos;
  • escolha qual o tipo de treinamento ideal para cada projeto de capacitação;
  • execute o programa de forma controlada, medindo os resultados e métricas;
  • avalie os resultados.

Vale ressaltar que este é um plano para a resolução de uma situação específica. Você pode também criar um programa de capacitação continuado, com trilhas de conhecimentos que interajam com o seu negócio. A partir daí, fica a critério dos seus colaboradores escolher qual seguir para se qualificar e crescer dentro da organização. 

Por que preciso pensar nisso em minha central de rastreamento?

Quando decidimos empreender no mercado de tecnologia e rastreamento veicular, é comum não termos nenhum colaborador. Contudo, ao passar do tempo e crescimento do negócio, precisamos ter alguém que nos ajude, por exemplo, com o financeiro, vendas, instalação de equipamentos e etc. 

Capacitar estas pessoas é fundamental para que a sua central continue crescendo, afinal, é bastante complexo cuidar de todos os departamentos da empresa com qualidade, é preciso delegar e capacitar as pessoas para que elas desenvolvam o seu trabalho com excelência. 

Conclusão

Como podemos perceber, a gestão de pessoas e a capacitação profissional são fundamentais para o sucesso de uma empresa. Abrir um negócio que tenha o foco em pessoas, sejam elas colaboradores ou clientes é um grande passo para o sucesso. 

Quer saber mais assuntos sobre empreendedorismo, temos conteúdos ricos que vão te ajudar a entender como tirar a sua empresa do papel e fazer o seu negócio crescer. 

Leia também: Empreendedorismo, gestão financeira e de pessoas