Quem tem uma grande frota de veículos sabe da importância de proteger seus bens. A violência em ruas e estradas pode colocar em risco o patrimônio conquistado pelas empresas, diminuir margens de lucro e a quantidade de empregos gerados. É necessário sempre buscar alternativas para lidar com a violência e aumentar a proteção dos veículos.
Em 2024, quase mil veículos foram roubados ou furtados por dia no Brasil, de acordo com o Mapa da Segurança Pública. Apenas no Rio de Janeiro, foram 84 veículos roubados por dia, totalizando mais de 30.000 roubos em 2024.
Neste artigo, vamos mostrar como a Localiza, com a maior frota de carros da América Latina, fez para proteger seus veículos com a ajuda da Getrak. Falaremos sobre quais foram as estratégias usadas e daremos dicas para proteção de bens. Confira.
Parceria Getrak e Localiza
A parceria entre Getrak e Localiza começou em 2024, com o intuito de proteger a frota de veículos em áreas de maior risco. A estratégia ganhou maior impulso durante o ano de 2025, no estado do Rio de Janeiro, com o uso conjunto de um rastreador e o bloqueador GBlock em carros da empresa.
A Getrak faz parte do grupo Localiza atualmente, após a compra da Unidas em 2024. De acordo com Matheus Bersan, Gerente de Operações e Monitoramento da Getrak, a parceria começou como uma forma de estreitar os laços entre as empresas. “Nosso objetivo final é trazer segurança e aumentar o índice de recuperação veicular, seja de furto, roubo ou fraude, dos veículos do nosso acionista, principalmente em áreas de maior risco, como o estado do Rio de Janeiro”, conta.
Por que a escolha do Rio de Janeiro?
De acordo com Matheus, a escolha do estado do Rio de Janeiro foi estratégica, devido ao baixo índice de recuperação veicular (IRV). Dados estaduais apontam o menor IRV do país, segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg).
Para ter um contexto da violência na região, em fevereiro de 2025 houve um aumento de 99% no número de cargas roubadas, em relação ao mesmo período do ano anterior. Os números de veículos roubados também tiveram aumento de 20%.
GBlock e rastreador: uma receita de sucesso
Para ter mais eficiência com a parceria, as empresas apostaram em uma dupla conhecida: o uso do rastreador e do bloqueador eletrônico, que podem gerar até 99% de recuperação veicular, criando uma camada extra de proteção para os bens. O GBlock foi o equipamento escolhido para esta ação, com bloqueio eletrônico progressivo de veículos em segundos. Isso significa que sua atuação afeta apenas o acelerador, mantendo o volante e o freio em pleno funcionamento.
“A parceria tem se mostrado muito positiva, principalmente quando falamos do principal indicador que é avaliado, o IRV, em que. Em veículos do projeto, tivemos até o momento o dobro de recuperações em comparação ao uso sem o GBlock”, acrescenta Matheus, sobre a parceria entre Localiza e Getrak.
Segundo Matheus, outro benefício trazido é quanto à prevenção de crimes e fraudes. Isso porque é possível verificar indicativos de violações, como a retirada de rastreadores por terceiros, e agir antecipadamente.
Faça como a Localiza e proteja sua frota de veículos
Como você pode perceber até aqui, existem diversos benefícios da parceria entre Getrak e Localiza para proteção de veículos. Se você também deseja aumentar o nível de segurança dos seus bens, conheça os principais produtos e serviços disponíveis.
A Getrak possui mais de duas décadas de história no mercado de rastreamento veicular, fornecendo todo o ecossistema necessário para deixar os veículos mais seguros: equipamentos, como bloqueadores e rastreadores; plataforma de rastreamento e SimCards de conectividade. Tudo o que você precisa para proteger a frota de veículos com apenas um fornecedor.
Também são oferecidos alguns serviços, como o Recupera360, focado em melhorar os índices de recuperação veicular. Nele, você tem uma equipe dedicada para monitoramento de veículos, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Conheça os principais produtos e serviços Getrak entrando em contato com a empresa.