Como funcionam os bloqueadores automotivos? - Getrak - Soluções em rastreamento veicular e telemetria avançada
Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
13 de outubro de 2022
Como funcionam os bloqueadores automotivos?
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Uma ECU (Engine Control Unit – Unidade de Controle do Motor) é responsável por controlar as ações do motor de um veículo, otimizando os seus processos.

Mas, você sabia que ela pode atuar como uma peça de segurança veicular? Sim, alguns destes dispositivos são projetados para fazer com que o motor pare de funcionar em caso de roubo ou furto. Ou seja, quando é feita a tentativa de dar a partida no motor com uma chave não codificada, por exemplo.

Este bloqueador veicular, aliado ao sistema de rastreamento, garante mais de 90% de recuperação veicular. Centrais de rastreamento que utilizam este sistema conseguem diminuir os gastos com eventos e aumentar a lucratividade da operação. 

Mas afinal, quais são os modelos de ECU mais utilizados? Qual o bloqueador automotivo ideal para a sua central de rastreamento? Nesse conteúdo vamos responder todas essas perguntas e ainda trazer uma solução para você aumentar o seu portfólio de produtos.

Boa leitura!

O que é uma ECU?

ECU (Engine Control Unit), ou Unidade de Controle do Motor, é um módulo que recebe informações do veículo por meio de sensores e faz o controle das ações do motor, com o objetivo de otimizar o seu funcionamento.

Esse sistema começou a ser usado com as primeiras injeções eletrônicas e hoje é amplamente usado, principalmente no mercado de segurança veicular. Nesse sentido, ele atua como um bloqueador automotivo, atuando no bloqueio do veículo em caso de roubo ou furto. 

Imagem - Getrak
E-book gratuito

Saiba como fazer a transição para o 4G na sua central de rastreamento veicular

Além disso, a evolução dessa tecnologia trouxe outras funcionalidades para o equipamento, como por exemplo, sensores para abertura e fechamento de portas, monitoramento de freios ABS e controle da caixa de marcha. Ou seja, hoje é possível ter vários equipamentos funcionando ao mesmo tempo e sincronizados uns com os outros.

Quais são os tipos de sistema antifurto veicular?

Rastreador veicular

O rastreador veicular é um dispositivo de geolocalização que utiliza sinais emitidos por antena para indicar o ponto exato de um veículo e emitir esses dados para outros softwares, dessa forma, o veículo pode ser localizado e acompanhado. 

É um dos dispositivos de antifurto veicular mais eficazes e completos para a proteção e recuperação de veículos. 

O sistema de rastreamento pode ser integrado a uma plataforma de software através de combinações tecnológicas, e disponibilizar dados, relatórios, velocidades e outros parâmetros associados ao veículo. Esse serviço é muito comum em empresas especializadas em rastreamento veicular.

Leia também: Aprenda como aumentar a vida útil do rastreador de veículos

A maioria dos sistemas de rastreamento de veículos usa a tecnologia GPS, e alguns também usam transmissores celulares ou de rádio. O rastreador, ligado ao módulo ECU, monta um sistema de rastreamento que garante mais de 90% de recuperação de veículos em caso de roubo, furto ou apropriação indébita. 

Alarmes

O alarme é um dispositivo antifurto muito comum no uso de automóveis, já que possui um custo mais baixo e alta eficiência. Existem várias categorias de alarmes, dentre eles, os mais comuns são o alarme perimétrico e o volumétrico

O alarme perimétrico é composto de sensores que disparam quando há tentativa de arrombamento das portas e outras partes do veículo. Já no alarme volumétrico, o dispositivo detecta movimentos no interior do automóvel, através da emissão e captação de sinais. Ambos emitem sons que chamam a atenção.  

Bloqueadores 

O bloqueador é a capacidade que o equipamento tem de permitir o bloqueio do veículo, e também é um sistema antifurto mais utilizado entre motoristas.  

O bloqueio do veículo pode acontecer de duas formas: o equipamento instalado impede que o infrator(a) ligue o automóvel na tentativa do furto impedindo a partida do veículo, ou após o furto, impede que o automóvel siga em movimento, através de um comando acionado por um terceiro, uma central de rastreamento ou aplicativos, por exemplo, por meio do corte de combustível. 

A instalação do bloqueador é realizada de forma oculta, dificultando que bandidos encontrem o micro interruptor no veículo e tenha sucesso no furto.

Inibidor de furto

E já que estamos falando sobre o sistema antifurto veicular, nada melhor que ampliar o leque de alternativas. Um inibidor de furto é uma solução eletrônica que atua para inibir a ação de substituição da centralina do carro. 

O sistema identifica o furto pela alteração ou tentativa de mudança da Centralina do veículo e realiza o bloqueio imediatamente. O desbloqueio pode ser feito remotamente via rastreador ou fisicamente via dispositivo.

Como funciona o bloqueador automotivo?

O bloqueador automotivo funciona recebendo e enviando sinais por meio de sensores, que vão determinar quais ações serão realizadas no veículo. Por exemplo, no caso de furto,  é feita a tentativa de remoção e a troca do módulo de segurança do carro. Neste momento, o bloqueador percebe esta ação e faz o bloqueio do veículo, impedindo que o assaltante consiga sair com o veículo. Veja abaixo um vídeo de exemplo.

Além disso, o bloqueador pode atuar após o roubo, no caso do bandido tomar o veículo de assalto, por meio da violência. Neste caso, ele vai fazer o bloqueio gradativo do carro, cortando a bomba de combustível e simulando falhas que farão com que o veículo parar. 

Veja um exemplo de como o módulo funciona

 

Como funciona o sistema ECU com rastreador

Primeiramente, o rastreador veicular já funciona como uma ótima alternativa para a recuperação de veículos e o seu acompanhamento. Quando a conectividade do rastreador  é integrada a uma plataforma de software, pode permitir o gerenciamento dos veículos, rotas e motoristas, além disso, permite o uso de dados para o gerenciamento e tomada de decisões estratégicas através dos relatórios e recursos oferecidos.

No caso de um rastreador associado a um módulo ECU, normalmente o bloqueador automotivo, as medidas preventivas contra furtos dos automóveis se tornam ainda mais efetivas para a segurança de bens e diminuição de sinistros. 

Além disso, com apenas um dispositivo já é possível fazer a aplicação de bloqueio do veículo, já que ele é interligado ao rastreador. Sendo assim, com o sistema antifurto de carro no rastreador é possível aumentar a chance de inibir o furto ou roubo e, também, aumentar o sucesso da recuperação.

Conheça o G-Block o bloqueador automotivo da Getrak

O G-Block é a linha de imobilizadores da Getrak para evitar roubos de carros, motos e caminhões. A ferramenta, desenvolvida com tecnologia 100% nacional, entrega os seguintes benefícios.

  • Identificação de interferências e falhas de transmissão entre o veículo e a plataforma de gestão;
  • Imobilização segura e automática com inteligência embarcada ou por comando;
  • Integração opcional com rastreador principal;
  • Instalação discreta e oculta no veículo;
  • Funcionamento independente, não necessita do rastreador;
  • Bloqueio imediato ao identificar a desconexão do rastreador ou do módulo ECU do veículo.

A solução funciona integrada a outros sistemas de segurança ou de forma individual. Contudo, aliado à tríade de rastreamento, proporciona uma eficiência maior do que 90% em casos de recuperação de veículos sinistrados. 

Conclusão

O número de sinistros relacionados no Brasil vem aumentando após a pandemia, somente em 2021 foram 580 mil ocorrências de roubo de carros e motos em todo o país. Nesse sentido, o módulo ECU é uma solução inovadora e eficaz para o bloqueio automotivo em caso de ocorrência de roubo ou furto.

As centrais de rastreamento precisam estar sempre atentas às novidades e atualizações, com o objetivo de reduzir custos, aumentar as receitas e entregar sempre o melhor serviço para os seus clientes. Para que você não perca nenhuma atualização do mercado de tecnologia e rastreamento veicular, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso mercado.