Atrair mais clientes é o desafio nº 1 de quase um quarto dos pequenos negócios no Brasil, segundo uma pesquisa do Sebrae. De acordo com dados dessa mesma pesquisa, quase metade dos participantes afirmou que precisam de qualificação na área de marketing digital e que enfrentam dificuldades com a gestão das redes sociais.
Se identificou com essas respostas? Saiba que existem ações de marketing simples que você pode fazer para se destacar no mercado de rastreamento veicular e aumentar o número de clientes da sua empresa.
Neste post, listei alguns dos pontos mais importantes para dar os primeiros passos dessa jornada. E com um bônus no final: uma lista com os melhores cursos gratuitos para você se aprofundar em cada tema.
Acompanhe:
Saiba como fazer a transição para o 4G na sua central de rastreamento veicular
O que você vai encontrar neste artigo
Conhecendo seu público: quem é o seu cliente?
Antes de saber o que falar, você precisa saber com quem você está falando. Em outras palavras, você precisa identificar quem é o público do seu negócio, os seus clientes em potencial.
Isso é importante para entender quais são as necessidades que você consegue suprir e como “falar a língua” deles.
Você pode começar respondendo perguntas simples, como: gênero, idade, renda mensal, tipo de carro etc. E evoluir para questões mais subjetivas, como:
- por que essa pessoa buscaria o seu serviço?
- quais problemas o seu serviço soluciona na vida dela?
- qual o impacto positivo que isso traz para o dia a dia dela?
- quais seriam possíveis motivos para ela não contratar o seu serviço?
Você pode responder essas questões por conta própria, mas o ideal é validar essas respostas com o público. Isso pode ser feito por meio de conversas com alguns dos clientes com quem você tem mais proximidade ou até mesmo enviando um formulário para que eles respondam. Você pode usar esse recurso gratuitamente usando o Google Forms.
💡 Para saber mais sobre como identificar o perfil do seu cliente, leia as matérias que separei para você clicando aqui e aqui.
Presença digital: a chave para atrair mais clientes
Não importa em qual parte do país você atue, de uma coisa eu tenho certeza: seu cliente está na internet. Em 2023, 84% dos brasileiros tiveram acesso à internet. Isso representa aproximadamente 156 milhões de pessoas.
Se considerarmos que 1 em cada 4 brasileiros têm um carro ou moto, são cerca de 39 milhões de clientes em potencial navegando pela internet.
O que você precisa é fazer com que eles encontrem a sua empresa. Como? Garantindo a presença digital da sua marca.
Redes sociais
Se você seguiu a primeira dica deste texto, você já conhece bem o seu público. E, conhecendo seu público, você sabe em quais plataformas ele está. É lá que você precisa estar também.
Mas não basta criar um perfil. É preciso usá-lo de forma estratégica para se comunicar e atrair mais clientes.
Nas redes sociais, você consegue compartilhar conhecimentos, responder possíveis dúvidas, demonstrar suas soluções, contar histórias de clientes que tiveram sucesso usando o seu serviço. Isso, sem falar nos formatos: fotos, peças gráficas, vídeos curtos, vídeos longos, stories.
São muitas as opções para explorar na palma da sua mão: seu celular é a ferramenta básica para começar. Não sabe por onde começar? Tente esses passos:
- Liste 5 possíveis dúvidas que o seu cliente possa ter sobre seu serviço. Exemplo: como um rastreador se comunica com a plataforma.
- Escolha uma delas e escreva, com as suas palavras, como você explicaria isso para o cliente. Também vale gravar um áudio para você mesmo escutar.
- Adicione uma saudação, como, “Olá, eu sou o fulano, da empresa X, e hoje eu vim falar sobre o assunto Y” .
- Adicione uma chamada para ação na despedida, como: “Essa foi a dica de hoje, deixe sua dúvida nos comentários”.
- Encontre um cenário com um fundo neutro e sem barulhos externos para gravar.
- Decore o “roteiro” que você criou para o vídeo (mas não se preocupe em seguir ao pé da letra, confie no seu conhecimento).
- Grave o vídeo com a câmera do seu celular. Repita quantas vezes for necessário.
Pronto! Você já tem um conteúdo para postar. Use os recursos das próprias redes sociais para editar ou um aplicativo gratuito de edição para dar os toques finais.
💡Conheça 10 aplicativos de edição de vídeo gratuitos para celular.
Site
Um site bem estruturado, com informações claras e objetivas, com carregamento rápido, responsivo (ou seja, que funcione bem tanto no computador quanto em celulares e tablets), passa mais credibilidade para a sua empresa.
Neste caso, vale a pena fazer um investimento e contar com um profissional para criá-lo para você. Porém, existem plataformas gratuitas em que você pode usar modelos prontos para criar seu site, com o Wix, por exemplo.
Vale lembrar que, mesmo que você faça o site gratuitamente, é necessário adquirir um domínio (o “nome” do seu site), para garantir que nenhuma outra empresa crie um site com o nome da sua marca.
💡Saiba como criar um site no Wix gratuitamente
Mídia paga
Sabe aquele anúncio da Adidas que “aparece” nas suas redes sociais justamente quando você está precisando trocar de tênis? Esse é um dos recursos da mídia paga, também conhecida como Ads ou anúncios.
A mídia paga influencia nos custos do negócio, pois você precisará de algum investimento financeiro e o valor vai depender de alguns fatores (no próximo tópico, deixei um link com mais informações sobre o assunto).
Porém, o resultado é certeiro: direcionando para o público certo, você tem a garantia de que o seu anúncio será mostrado para milhares de pessoas.
Bônus: treinamentos online gratuitos para te ajudar
Agora você já tem as chaves nas mãos: basta se dedicar e aprender como usar cada um dos recursos para atrair mais clientes para sua central de rastreamento.
Para facilitar ainda mais, separei alguns conteúdos gratuitos para você começar agora mesmo:
Acelere seu negócio com a Getrak
Se você sente que ainda precisa de um apoio para dar aquele pontapé inicial na sua estratégia de marketing para atrair mais clientes para a sua central, nós podemos te ajudar. Afinal, nossa proposta é estar com você em cada etapa do crescimento do seu negócio.
O Acelera Seu Negócio surgiu para ajudar nossos clientes a começar no marketing digital. Te entregamos o básico que você precisa para iniciar: identidade visual, logotipo, visual e textos do site e alguns posts para redes sociais. Tudo isso desenvolvido por especialistas do próprio time de marketing da Getrak.
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