Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
30 de julho de 2021
Você sabe qual é o impacto das tecnologias na segurança patrimonial?
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

O efeito econômico devido a pandemia não foi muito positivo para o mercado, e assim como em vários segmentos, o de segurança em patrimônios não ficou de fora. No entanto, mudanças podem ser observadas com o impacto das tecnologias na segurança patrimonial.

Continue a leitura e entenda melhor a convergência entre a tecnologia e a segurança patrimonial, em seu papel e suas vantagens!

O papel das tecnologias na segurança patrimonial 

Durante o período de isolamento social, e até o atual momento devido às mudanças estruturais nas relações de trabalho que abriram a possibilidade de atuar remotamente, houve uma diminuição latente do fluxo de veículos circulando pelas cidades.

Como consequência, o número de sinistros envolvendo colisão, furto ou roubo reduziu de forma significativa. 

Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, entre março e maio de 2020, o Brasil registrou uma queda geral de 18% referente ao prêmio direto.

Ou seja, o prêmio total auferido nos seguros, e os segmentos que tiveram esse impacto foram os de automóveis (11%), nos segmentos da segurança patrimonial e previdência (34%). 

Se por um lado estes dados demonstram que o setor de segurança foi impactado, por outro, existe uma expectativa que o número de sinistros volte a crescer consideravelmente no pós pandemia.

Imagem - Getrak
eBook

O guia definitivo para montar uma central de sucesso

Visto o que abordamos acima, já podemos entender a importância de ressaltarmos o papel e as vantagens dos dispositivos de rastreamento veicular aqui no Brasil, principalmente por atuarem diretamente no mercado de segurança do patrimônio de veículos e cargas. Veja mais!

4 vantagens dos dispositivos de rastreamento na segurança patrimonial

Os dispositivos de rastreamento funcionam como hardwares de geolocalização e são instalados no veículos.

A sua tecnologia permite a transmissão de dados, dentre outras informações que podem ser muito úteis para tomadas de decisão estratégicas do negócio, sobretudo quando atrelado a algum software.

Leia 4 vantagens desses equipamentos abaixo:

1 Economia

Redução de custos para os gestores de frotas. Mesmo com objetivos distintos, o viés é o mesmo, ou seja, levar segurança. 

 

2 Bloqueio do veículo

Esse tipo de tecnologia permite o aumento das chances de recuperação do veículo, como por exemplo, em furtos. 

 

3 Monitoramento em tempo real

O fato da conexão permite o monitoramento com dados atualizados dos veículos, já que o dispositivo de rastreamento fornece a localização e outros dados importantes. 

 

4 Telemetria  

Para o segmento da logística,  essa tecnologia também é uma grande aliada, porque por meio da telemetria é possível gerar uma redução de gasto de combustível, pneus, entre outros aspectos, o que gera incentivo ao bom comportamento do motorista.

 Por fim, você sabia que pesquisas demonstram que apenas 5% da frota brasileira é rastreada?

Ou seja, ainda que de forma mais lenta, estamos diante de um espaço cheio de oportunidades e insights guiados pela transformação digital e suas inovações. 

As vantagens da tecnologia para a segurança patrimonial

Separamos 3 vantagens da tecnologia que ajudam no crescimento e inovação do negócio para o segmento de segurança de patrimônios. Confira:

1 Inteligência Artificial e conectividade 

A expansão da conectividade e o uso do IoT permitem criar novos mercados que tangem os conhecidos carros e casas conectadas e as famosas cidades inteligentes.

 Portanto, as tecnologias têm sido cada vez mais essenciais à medida que elas começam a fazer parte da vida das pessoas!

2 Segurança para o bem patrimonial

Cada vez mais pessoas têm utilizado os dispositivos de rastreamento para cuidar do seu bem, como por exemplo, casas, ou ainda carros e filhos. 

No mercado logístico, o objetivo é monitorar os funcionários em prol de uma logística mais inteligente, eficiente e segura; tanto para o condutor, quanto para os produtos que estão sendo transportados nos veículos.

3 O mercado preparado para o futuro

 Nos últimos tempos assistimos a uma revolução nas redes das operadoras de telefonia, onde a conectividade 2G está iniciando um processo de migração para a rede 4G. 

Vale lembrar do grande lançamento da Getrak, por exemplo, que acaba de proporcionar ao mercado o GTK110, primeiro rastreador da América Latina com conectividade NB-IoT 4G com fallback para 2G

O novo produto viabiliza o esperado, maior cobertura em todo o Brasil e custo de conectividade recorrente mais acessível. 

Ainda é óbvio que a rede 2G oferece uma performance satisfatória e de baixo custo, no entanto, estas evoluções tecnológicas irão impactar e beneficiar toda a sociedade com inovações que utilizam de IoT para levar eficiência e melhorias na comunicação dentro dos negócios. 

Por isso, precisamos sempre estar atentos às inovações tecnológicas.

Com a chegada de novas soluções na rede 5G, por exemplo, se espera um crescimento exponencial do setor de segurança.

 Por fim, o cenário é bastante positivo para o segmento de segurança patrimonial. 

Com as novas tecnologias para a segurança patrimonial é possível favorecer a viabilidade financeira de diversos projetos, proporcionando segurança a toda cadeia produtiva, aos negócios e as famílias, que poderão dormir com cada vez mais tranquilidade.

segurança patrimonial