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Empreendedorismo
24 de dezembro de 2018
Oportunidades de gerar mais negócios no fim do ano? Veja aqui!
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Publicado por
Getrak
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O fim do ano é uma das épocas mais importantes para gerar oportunidades a quem trabalha no setor varejista e com prestação de serviços. As festas, como o Natal e a celebração do Ano Novo, somadas ao recebimento do décimo terceiro salário, estimulam as pessoas a consumirem.

Para aproveitar muito bem essa época, é preciso iniciar o seu planejamento com antecedência. Afinal, só por meio dele é que você vai antecipar a sua demanda e se preparar para atender a sua clientela com a melhor qualidade possível. Mas como estar preparado para gerar mais negócios no fim do ano? Assim que você ler e usar dicas que daremos, verá como seu mês se tornará mágico — pedidos sem fim, clientes satisfeitos, feliz loja on-line. Confira!

Como tirar proveito do fim de ano para potencializar as vendas?

A principal razão pela qual você deve aproveitar esse tempo é que agora as pessoas ainda estão com vontade de comprar. Basicamente por causa da Black Friday e da Cyber ​​Monday, elas já prepararam o cartão de crédito e estão se enchendo do espírito natalino. Além disso, sempre há alguém que não teve tempo suficiente para fazer compras apropriadas durante as promoções de mercado.

No entanto, os consumidores ainda precisam encontrar presentes para as próximas férias, por isso estarão na busca pela conclusão da lista de compras para os próximos meses. Essa é uma ótima oportunidade para aumentar as vendas durante as férias e aproveitar novas oportunidades de negócios. Agora, conheça formas práticas de fazer isso.

Capacite a equipe.

É bem provável que as demandas de serviço dentro da sua empresa estejam acima do que estiveram o ano todo. Por isso, é importante que a sua equipe esteja preparada para lidar com situações atípicas que possam surgir nessa época.

Por isso, efetue treinamentos internos por meio dos quais todos os seus funcionários possam estar preparados para não perder nenhuma oportunidade de gerar mais negócios para a empresa, consigam passar uma boa impressão e abrir as portar para futuras negociações.

É recomendável pesquisar os dias e horários em que o movimento pode ser muito maior, a ponto de alguns consumidores ficarem estressados. A partir disso, já será possível treinar toda a equipe para ter jogo de cintura e diminuir a tensão.

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Outro ponto importante é realizar investimentos ligados diretamente ao alinhamento com seus colaboradores, principalmente com um mercado tão competitivo. Essa será uma arma para que obtenha um grande sucesso. Promova uma reunião com eles honestamente sobre o que esses investimentos dedicados trarão para a empresa e tenha os cálculos e as projeções de retorno da aplicação para apoiar suas decisões.

Para finalizar, nada irrita mais um cliente do que um representante de atendimento que precisa dirigir-se a um supervisor toda vez que for solicitado algo um pouco fora do comum. Capacite seus representantes de atendimento a usar os serviços de bate-papo ao vivo como a ferramenta que ele deveria ser: uma resposta rápida às necessidades do cliente que garante a satisfação a longo prazo

Evite surpresas negativas

Existe um provérbio que diz: “seguro morreu de velho”. A ideia dele é que tirar tempo para se precaver e tomar as suas medidas em segurança vai garantir o seu sucesso tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

No seu planejamento, leve em consideração a capacidade que você tem de prestar serviços, a quantidade de produtos disponíveis em seu estoque e a capacidade dos seus fornecedores. Isso vai fazer com que você não seja surpreendido por uma demanda que não tem capacidade de suprir.

Caso você dependa de alguns fornecedores, avalie a possibilidade de trabalhar com outros sem perder a qualidade daquilo que faz ou mesmo de o seu fornecedor expandir a produção de acordo com a necessidade. Também deixe bem detalhado todos os detalhes do serviço e estabeleça prazos realistas. Assim, você evita a insatisfação do seu cliente.

Tenha horários de funcionamento especiais

O aumento da demanda no fim do ano é uma excelente justificativa para implementar o funcionamento seu estabelecimento em horários especiais. A maioria das pessoas trabalha no horário convencional do comércio e, para fazer as suas compras, acaba optando por negócios que possam atendê-los depois desse horário.

Então, estar presente em horários especiais pode ser a chave para ter sucesso nas vendas do fim de ano. Assim, você mostra para o seu consumidor que tem interesse em atendê-lo no momento em que for mais conveniente para ele, sendo uma ótima forma de atrair a atenção do seu público-alvo.

Facilite a forma de pagamento e ofereça descontos especiais

Fazer promoções é algo que atrai muito a atenção de diversas pessoas. Todo mundo quer pagar menos e ter acesso a um produto de qualidade. Por isso, ofereça descontos que são exclusivos dessa época do ano. À medida que você aumentar as suas vendas, seu lucro também pode crescer muito.

Empresas que fazem contratos por assinatura, por exemplo, podem oferecer um desconto no pagamento das primeiras parcelas. Após esse período, o preço volta ao normal. Isso vai possibilitar o aumento das suas vendas no fim do ano e ainda contribuir para a rentabilidade do seu negócio em todo o próximo ano.

Lembre-se de ter meios de pagamento que sejam convenientes ao seu público-alvo. Assim, você não vai correr o risco de ele ir até o seu concorrente buscar algo que o seu empreendimento tem para oferecer apenas por causa de condições de pagamento que não são atrativas.

Invista em marketing digital

O marketing digital é um conjunto de ações que um empreendedor toma para divulgar a sua marca na internet. Isso é muito importante, pois a maioria das pessoas hoje procura o que deseja em sites de buscas como o Google. E também verificam a reputação que o local de escolha tem, sendo um diferencial na hora de fechar negócios.

Então, tome medidas para ter uma presença marcante na internet. Crie páginas bem elaboradas nas redes sociais, como LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter e em outras que o seu público-alvo costuma acessar. Também pode ser muito útil criar um blog para ajudar o seu consumidor, mostrando como os seus produtos e/ou serviços podem facilitar a vida dele e tirando dúvidas comuns entre a sua clientela.

Não se esqueça que nas redes sociais há espaço para as pessoas fazerem perguntas para você. Então sempre esteja pronto para respondê-los. A agilidade no atendimento pode fazer toda a diferença para que um consumidor potencial opte por contratar (ou não) o que você tem a oferecer.

Seja honesto

A honestidade é muito importante para conseguir gerar mais negócios. Essa dica vale para o ano todo, independente de qual época seja. Lembre-se que você pode até lucrar uma vez ou outra agindo de má-fé, mas, assim que esse cliente descobrir, deixará de solicitar os seus serviços e ainda vai compartilhar a experiência negativa que teve com outras pessoas.

Por isso, antes de ser desonesto, vale a pena pensar em como você quer ser conhecido no mercado. A honestidade nos negócios é uma característica preciosa no mundo atual. Demonstrar essa virtude é uma excelente forma de se sentir bem, sabendo que fez o que é correto, e, consequentemente, ganhar mais negócios conforme as pessoas perceberem essa qualidade em você.

Torne o atendimento o mais eficiente possível

Fornecer um serviço excelente ao cliente é uma marca registrada de uma empresa duradoura. Isso gera lealdade ao negócio e faz com que ele volte frequentemente, além de fazer com que sejam praticamente líderes de torcida da marca.

O fornecimento de suporte adequado ao cliente também pode ser um dreno real do orçamento se os provedores de serviços não aproveitarem algumas das maneiras que vamos mostrar abaixo para tornar o atendimento muito mais eficiente.

  • esteja sempre preparado para as necessidades do consumidor;
  • se você não estiver usando o bate-papo ao vivo, comece agora e agilize o processo;
  • prepare sua equipe de atendimento para tomar decisões ágeis e eficazes;
  • ouça o que o consumidor tem a dizer.

Otimize os processos

É certo que a melhoria do seu processo de negócios envolve a alteração de sistemas, equipes ou processos existentes. Por exemplo, pode ser necessário adquirir um novo software, contratar um novo membro da equipe ou organizar tudo aquilo que não apresentou retorno.

A implantação de seu novo processo pode ser um projeto em si. Portanto, planeje e gerencie isso com cuidado. Aloque tempo para lidar com problemas iniciais e considere executar um piloto primeiro para verificar possíveis problemas.

Lembre-se de que nem sempre é fácil mudar. As pessoas podem ser resistentes a isso, especialmente quando envolve um procedimento que elas usam há algum tempo. Você pode usar ferramentas como a curva de mudança e o modelo de mudança para ajudar a superar a resistência.

Em resumo, vale destacar que todas as dicas para gerar oportunidades devem fazer parte do seu planejamento. Só por meio de um plano estratégico é que você e sua equipe vão tirar o máximo proveito e obter lucros maiores no fim do ano.

Se vender produtos para vários públicos-alvo, considere se concentrar em um deles pelos próximos 30 dias. Examine o orçamento de marketing que você desenvolveu, bem como seus esforços de desenvolvimento de negócios nos seis meses anteriores e descubra o que funcionou a partir dos dados.

Novamente, compartilhar as descobertas com toda a sua equipe pode ajudar. Você pode perguntar ao time se eles estariam dispostos a se comprometer, concentrando-se em um público nos 30 dias mais intensos do fim do ano. Assim, centralizar os esforços em um público que já provou gerar mais vendas para a empresa do que outros pode auxiliar no aumento de sua receita.

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