Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
13 de julho de 2021
Filmes para empreendedores: 8 indicações para você se inspirar!
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

O caminho de quem deseja ou já começou a abrir um negócio nem sempre será fácil. Quando o desânimo bater ou sentir aquela necessidade de se inspirar, vale a pena apostar nos filmes para empreendedores em busca de sucesso, sonhos ou mesmo a sua independência financeira.

Essas histórias mostram que com perseverança, é possível realizar coisas grandiosas, mesmo diante das diversas dificuldades que podem aparecer na trajetória.

Afinal, é importante persistir nos próprios sonhos para conquistar as mais variadas metas e objetivos, como ter independência financeira, adquirir renda extra ou até mesmo sustentar a família com mais qualidade.

Pode até parecer uma estratégia um tanto simples, mas vamos lá, nada melhor que histórias reais e pessoas para nos inspirar a seguir com mais paixão e ambição em busca da realização das nossas metas.

Quer conhecer alguns filmes que trazem conceitos essenciais que devem ser praticados pelos empreendedores?

Então prepare a pipoca e acompanhe abaixo as nossas 8 sugestões de filmes sobre empreendedorismo para você!

1. À Procura da Felicidade

Sem dúvidas, esse é um dos grandes filmes para os empreendedores compreenderem mais o significado de superação. Inspirada em fatos reais, “À Procura da Felicidade” conta a história de Chris Gardner, que saiu da extrema pobreza e hoje é um empresário de sucesso nos Estados Unidos.

Imagem - Getrak
eBook

O guia definitivo para montar uma central de sucesso

O filme mostra a luta do personagem principal, interpretado por Will Smith, para cuidar sozinho do filho e conquistar o emprego dos sonhos. Nesse caminho, ele enfrenta problemas como desemprego, dívidas e falta de dinheiro, chegando até mesmo a passar fome e a morar nas ruas e em abrigos.

A trajetória de Gardner é um exemplo para quem decide investir no próprio negócio!

Com dedicação e muito sacrifício, Gardner consegue superar todos os desafios, realiza os seus sonhos, adquire estabilidade financeira e muda completamente de vida.

2. Coach Carter – Treino para a Vida

Depois da superação, o empreendedor deve ter em mente a importância do conhecimento. E, por mais que a princípio não pareça, é justamente disso que se trata “Coach Carter – Treino para a Vida“. No filme, o técnico Ken Carter, responsável por treinar o time de basquete de uma escola, decide atuar para além das quadras.

Incentivando a educação, o técnico passa a agir para que os atletas do time se tornem alunos melhores e tenham mais oportunidades de irem para a universidade, ao invés de acabarem nas ruas e envolvidos com gangues.

Assim como o filme À Procura da Felicidade, a história também é baseada em fatos reais. Interpretado por Samuel L. Jackson, o personagem principal faz discursos motivacionais que com certeza ajudarão você a se inspirar e a trabalhar em casa ou no escritório com mais garra pelo próprio negócio.

3. Somos Marshall

Até aqui, você já viu filmes que demonstram a importância da superação e do conhecimento para a conquista de objetivos pessoais e profissionais. Agora, o longa “Somos Marshall” traz um outro conceito fundamental para empreendedores: o da união.

Inspirado em fatos reais, o filme conta a história de luta do time de futebol americano da Universidade de Marshall após o acidente aéreo que resultou na morte dos jogadores e do técnico, em 1970. Diante da tragédia, muitos questionaram se o time continuaria a existir.

Porém, com um excelente trabalho em equipe, Jack Lengyel, interpretado por Matthew McConaughey, consegue reerguer o time e fazer com que a universidade volte a conquistar títulos, mostrando o quanto a união é essencial para vitória.

Isso funciona de forma semelhante nos negócios, pois uma boa parceria é determinante para alcançar o sucesso.

Quer um exemplo disso? Se você deseja abrir uma central de rastreamento, ter um bom software é imprescindível, pois ele é o coração do empreendimento. Com um sistema de qualidade é possível oferecer, cada vez mais, melhores serviços.

4. O Homem que Mudou o Jogo

Se uma boa dose de força de vontade e determinação é a sua praia para conquistar objetivos, você precisa assistir o filme “O Homem que Mudou o Jogo“! A história conta a trajetória de Billy Beane, interpretado por Brad Pitt, ao estruturar um time de beisebol nos Estados Unidos com pouco dinheiro.

Para superar a enorme concorrência, ele passa a usar dados estatísticos para montar a equipe e, assim, se destacar nas competições. O longa tem diversos trechos inspiradores para quem tem como objetivo ter o seu próprio negócio.

Beane é capaz de enxergar valor onde ninguém vê, exercer bem o papel de líder em situações incertas e tem determinação para alcançar as suas metas e sonhos.

Além disso, o filme passa uma mensagem de luta e persistência muito valiosa para empreendedores iniciantes.

Afinal, uma série de erros comuns pode acontecer durante o caminho de quem decide abrir um negócio, mas é fundamental levantar a cabeça e continuar a batalha.

5. A Rede Social

Agora, se você busca por inovação. “A Rede Social” é um filme que pode trazer diversas inspirações com destaque para esse mindset. O longa conta o início do Facebook, com Mark Zuckerberg retratado ainda na universidade.

Interpretado pelo ator Jesse Eisenberg, o personagem principal decide criar um site exclusivo para estudantes de Harvard, para que eles possam compartilhar dados, fotos e informações de uma maneira segura.

Com o sucesso e a popularidade, a rede social se expandiu rapidamente. O que começou quase como uma brincadeira de universitários cresceu de forma que hoje o Facebook soma mais de 2 bilhões de usuários no mundo.

Isso demonstra o poder que uma ideia inovadora tem no mundo dos negócios, rompendo paradigmas e criando novas demandas. Afinal, o Facebook superou concorrentes, se adaptou às mudanças e expandiu as suas formas de conexão.

Na prática, por exemplo, quem deseja atuar na área de rastreamento veicular deve estar atento com relação à inovação, principalmente na hora de comprar o rastreador ideal, já que existem diversos modelos no mercado com inúmeras funcionalidades.

6. Walt antes do Mickey

O famoso pioneiro dos desenhos animados  Walter Elias Disney, criador dos personagens Mickey Mouse e Pato Donald, e ainda da famosa Disneylândia, o parque de diversões mais famoso do mundo que foi inaugurado perto de Los Angeles, em 1955, não poderia ficar de fora dessa listagem de filmes para empreendedores que inspiram!

Interpretado pelo ator Thomas Ian Nicholas, o filme narra a história da vida de Walt Disney, criando uma trama que conta desde a sua infância até a criação do icônico personagem Mickey, que marcou o início de uma carreira de sucesso.

É um filme muito interessante para quem deseja identificar elementos e características de uma mente empreendedora de sucesso, como por exemplo, a decisão de largar um emprego e decidir empreender com o objetivo de ser o seu próprio patrão, se desvinculando de um mundo corporativo para investir no seu sonho, ainda que sem tanta destreza para a administração de negócios.

Por outro lado, Walt mostra uma cabeça visionária ao identificar novas oportunidades de negócios no mercado local para os seus produtos.

Além de uma bela história, algumas pontuações como  a disposição de correr riscos e ir atrás de novas oportunidades, ou mesmo de superar fracassos e ainda trabalhar o sentimento de otimismo e qualidade se apresentam como inspirações ideais para quem está começando a empreender.

Aproveitando o tema, veja algumas características empreendedoras segundo a UNCATD, United Nations Conference of Trade and De-velopment e faça um check-list das suas!

  • Persistência
  • Busca de oportunidades e iniciativa
  • Tomador de riscos estratégicos
  • Cumprimetos de metas
  • Comprometimento
  • Independências e autoconfiança
  • Busca por informações
  • Persuasão e redes sociais
  • Atenção à confiança e qualidade
  • Planejamento
  • Monitoramento sistemático

Por fim, prepare a pipoca e assista a um show de filme que pode ajudar a obter sucesso nos seus negócios!

7. Coco antes de Chanel

Você conhece Gabrielle Bonheur Chanel?

Gabrielle foi a fundadora da célebre marca Channel, uma das maiores companhias de vestuário e demais produtos de luxo no mundo da moda.

Conhecida como “Coco” Chanel, sempre esteve à frente de seu tempo, demonstrando grande ímpeto pela independência e liberdade feminina, rompendo padrões e sendo uma importante fomentadora do empreendedorismo feminismo na sua década.

Dedicada e comprometida, Coco não nasceu em uma família aristocrática francesa e passou a maior parte da sua infância em um orfanato, após ofalecimento de sua mãe.

Para se sustentar, a estilista cantou em cabaré e trabalhou como costureira. Uma das peculiaridades que chamava a atenção das pessoas em relação a Coco era a sua maneira original e não convencional de se vestir, sempre prezando pelo conforto, originalidade e qualidade.

Várias lições valiosas podem ser tiradas do incrível filme Coco antes de Chanel, que demonstra as virtudes excepcionais de Gabrielle Bonheur Chanel, dentre elas, a persistência, a busca por conexões, o espírito vanguardista e o seu zelo pela qualidade dos processos de produção.

Gostou? Já busque pelo filme e assista!

8. O Lobo de Wall Street

Se você ainda não viu esse filme, já deve ter ouvido falar! Com indicação para cinco categorias no Oscar 2014, O Lobo de Wall Street é um filme do diretor Martin Scorsese, baseado na história real Jordan Belfort, um voraz corretor da Bolsa de Nova York,  interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio, que levou o prêmio de melhor ator no Globo de Ouro pela sua atuação.

Baseado em fatos reais, o filme é uma releitura das memórias do livro de Belfort que foi escrito de dentro de uma prisão e fez muito sucesso entre leitores.

Ousado e comunicativo, Belfort ganhou o apelido de Lodo Wall Street exatamente pelo espírito feroz e ambicioso cravado no objetivo de enriquecer através de sucessivas negociações de sucesso nas vendas de ações um tanto duvidosas, pela pouca liquidez e valor; negócio principal da corretora que resolver abrir em Stratton Oakmont.

Se você deseja empreender, vender, liderar ou mesmo conquistar algum sonho que necessita de uma porção a mais de ambição, esse filme é para você!

Assim como na vida, no mundo dos negócios erros acontecem, e o principal é aprender com eles e ter o equilíbrio emocional para contorná-los. Lições negativas e positivas podem ser tiradas desse longa que traduz a vida de um empreendedor nato, disposto a fazer tudo em prol do dinheiro e poder.

Assista e reflita os erros e acertos dessa jornada empreendedora de O Lobo de Wall Street.

Por fim, esses filmes para empreendedores são capazes de inspirar as pessoas a superar seus desafios, buscar conhecimento, valorizar boas parcerias, ter determinação para conquistar objetivos e criar negócios inovadores.

Gostou dessa lista? Aproveite para baixar o nosso material completo abaixo sobre negócios!

Tudo que você precisa saber para abrir um negócio