Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Empreendedorismo
17 de novembro de 2018
8 cursos gratuitos de empreendedorismo online que você deve fazer!
g
Publicado por
Getrak
Compartilhe:

Para empreender é necessário muito estudo, prática e visão estratégica de negócio. Decidiu empreender e está em busca de capacitação? Você pode procurar por formações e cursos sobre empreendedorismo gratuito, gestão de negócios e gestão de pessoas.

Esses conhecimentos básicos vão te trazer empreendedorismo online e totalmente gratuitos. Continue com a leitura e não perca essa oportunidade!

Quer saber por onde começar? Preparamos aqui 08 cursos gratuitos para você dar start aos seus estudos sobre empreendedorismo. 

1. Iniciando um grande pequeno negócio

Abrir uma empresa exige alguns sacrifícios, mas, quando os resultados esperados são atingidos, isso traz muita satisfação pessoal e uma mudança de vida.

Com uma ajudinha, essa tarefa pode ficar um pouco mais simples e, é justamente isso que o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferece.

Além de várias palestras motivacionais e informações sobre empreendedorismo, o SEBRAE também disponibiliza uma plataforma de ensino a distância. São cursos de empreendedorismo gratuito que abordam temas sobre gestão, franquias, desenvolvimento de ideias e outros. Um dos mais recomendados é “Iniciando um grande pequeno negócio”.

Com uma carga horária de 30 horas — uma ao dia — e foco no pequeno empreendedor que deseja desenvolver o seu potencial, o curso é fundamental. Você vai aprender noções básicas sobre o mundo dos negócios, pesquisas de mercado, como o planejamento é importante e muito mais.

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

2. Cursos de empreendedorismo gratuito: desenvolvimento de ideias inovadoras para novas empresas

Esse também é um curso sobre como empreender é indispensável para quem quer aprender a desenvolver ideias e atender às necessidades dos clientes. Ministrado pela Universidade de Maryland, por meio da plataforma Coursera. O objetivo deste estudo é mostrar ferramentas e explorar as habilidades necessárias para reconhecer boas oportunidades.

Apesar de ser oferecido em inglês, todo o material conta com legendas em português, o que facilita a compreensão. A carga horária é de aproximadamente 10 horas e, recomenda-se que o estudo seja de 3 a 5 horas por semana. Contudo, quem escolhe a melhor forma é você.

3. Primeiros passos para montar um negócio

Com uma carga horária de 6,5 horas, distribuídas em vídeo aulas muito intuitivas, este curso é muito útil, pois, ajuda o empreendedor a entender a melhor forma de apresentar o seu negócio, seja para um cliente ou até mesmo para um possível investidor.

Elaborado pela Endeavor Brasil — uma organização global sem fins lucrativos e com objetivo de espalhar informação e formar novos empreendedores —, esse curso de empreendedorismo é dividido em seis módulos, sendo eles:

  • desenvolvendo suas habilidades como empreendedor;
  • modelos de negócios;
  • pesquisa de mercado;
  • precificação do seu produto ou serviço;
  • custos iniciais do negócio;
  • pitch e comunicação com investidores.

4. Gestão financeira

Mais que um empreendedor, para que o seu negócio cresça e tenha sucesso, é preciso ser um bom gestor financeiro, ou seja, saber lidar com tudo o que entra e sai da sua empresa. Felizmente, o SEBRAE também pensou nisso e disponibilizou um curso sobre o assunto em sua plataforma de ensino à distância.

Muitas empresas fecham suas portas antes mesmo de completar um ano e um dos motivos é a falta de um bom planejamento e gestão financeira. Com 6 horas de curso, você aprende como evitar isso, tendo noções de que modo gastar bem, quando investir, como é importante separar as despesas pessoais das contas da empresa e muito mais.

5. Qualidade em serviços

Outro fator que costuma ser determinante no crescimento ou falência de uma empresa é a qualidade do serviço prestado. Ainda que seu negócio seja de vendas de produtos, o atendimento ao cliente é muito importante na hora da fidelização. Por meio de seu portal de ensino online, a Fundação Getúlio Vargas oferece um curso voltado ao entendimento desse assunto.

O curso explora os conceitos sobre qualidade, ou seja, o que é e como implementá-la em sua empresa. Com duração de 15 horas e sem nenhum pré-requisito para inscrição, essa é uma boa forma de aprender como um serviço acima da média pode alavancar o seu negócio.

6. Fundamentos de administração

Administrar uma casa não é uma tarefa fácil e, quando falamos de uma empresa, a situação é a mesma. Além do controle financeiro, você tem de lidar com questões relativas a estoque, impostos, atendimento ao cliente, qualidade, funcionários e muitas outras coisas.

A FGV também disponibiliza um curso de empreendedorismo online que foca justamente nesses pontos, deixando essas tarefas menos complicadas. O portal online também oferece vários conteúdos totalmente gratuitos.

7. Negociação

Um bom empreendedor tem de ser um exímio negociante, ou seja, saber conversar para chegar a um ponto em que os objetivos do cliente sejam atendidos e a empresa tenha lucro. Além disso, há o contato com diversos fornecedores e é preciso muito diálogo para obter os melhores prazos de pagamento e valores.

Essa é uma qualidade que pode ser desenvolvida por meio de muita prática e estudo. No curso de negociação do SEBRAE, os empreendedores aprendem esta estratégia tão importante para o mundo dos negócios, entendem como aplicar o seu estilo próprio às conversas e muito mais. A carga horária é de 3 horas e o estudo não pode passar de 15 dias.

8. Marketing digital para empreendedores

Uma vez que você tenha todas as qualidades de um bom empreendedor e esteja pronto para finalmente abrir o seu negócio, é preciso traçar uma estratégia de marketing, afinal, essa é a forma como o seu cliente vai conhecer sua empresa. Uma das formas mais práticas e eficazes é usar os meios digitais.

Em parceria com o SEBRAE, a Endeavor Brasil disponibiliza um curso sobre marketing digital para o pequeno empreendedor. Ao longo de um conteúdo com 2 horas distribuídas em vídeo aulas, você vai aprender estratégias para destacar a sua empresa, como montar um departamento para tal e muito mais.

Como você viu, um curso de empreendedorismo é muito importante e traz informações vitais para o crescimento de uma empresa. Também é possível apostar em séries de televisão, documentários e encontros de empreendedores. Não fique parado, vá à luta e realize o seu sonho de ser um empresário de sucesso e dar o melhor para a sua família.

Conclusão

Gostou do conteúdo e já se inscreveu em algum curso? Então, continue seus estudos aqui pelo blog também. Recomendo que leia este conteúdo sobre como perder o medo de empreender. 

Boa leitura e até o próximo conteúdo!