Imagem - Getrak
Imagem - Getrak
Rastreamento
20 de abril de 2022
Quais são os benefícios da utilização de containers para uma organização?
F
Publicado por
Fernando Silva
Compartilhe:

Qual o ponto em comum de todas as empresas, quando pensamos em sua estrutura organizacional? Agilidade. Essa é a tendência do momento, pois uma empresa que segue metodologias ágeis consegue entregar melhores resultados e maneira mais eficiente, tendo em vista que não ficam presas a conceitos e processos ultrapassados.

Na área da tecnologia, a utilização de containers para o desenvolvimento de aplicações e softwares é uma das metodologias mais indicadas quando pensamos em agilidade, portabilidade, escalabilidade e confiabilidade.

O desenvolvimento de softwares possui uma bagagem consistente de conceitos e definições que possibilitam resultados positivos ao negócio, reduzindo retrabalho, garantindo qualidade e facilitando alterações futuras. 

Historicamente, a área da tecnologia responsável pela manutenção e operação da infraestrutura iniciou, nos últimos anos, a utilização de processos e técnicas com foco em entregar agilidade, assim como já ocorria na área de desenvolvimento de softwares.

Técnicas de infraestrutura como código (IaC), GitOps e conteinerização de aplicações são exemplos de sucesso que garantem a área de operações a entrega de infraestrutura de forma ágil.

Essas técnicas tornam os processos compatíveis com o ambiente ágil ideal para os negócios. Neste artigo iremos focar especificamente na conteinerização de aplicações e os seus benefícios.

Mas afinal, o que são containers?

Imagem - Getrak
Material Rico

Tudo que você precisa saber sobre rastreamento, monitoramento e telemetria!

Apesar de ser uma tecnologia relativamente antiga, os containers se tornaram populares após a ascensão do Docker, uma ferramenta que facilitou a adoção do uso de containers. A Docker define container como sendo uma unidade padrão de software que empacota o código e todas as suas dependências para que a aplicação seja executada de forma rápida e confiável em diferentes ambientes computacionais. Você pode acessar as definições mais detalhadas a partir deste link.

Resumidamente, container é uma tecnologia que permite que tanto a aplicação quanto suas dependências, como bibliotecas do sistema operacional ou arquivos de configuração, necessárias para o funcionamento correto estejam concentrados em um mesmo pacote. Dessa forma é possível garantir que um único item pode ser suficiente para disponibilizar a aplicação de forma funcional.

Ao utilizar containers além de portabilidade, outra característica interessante é que, diferente do que acontece em processos como a utilização de máquinas virtuais, os containers possuem a capacidade de agregar ao pacote das aplicações apenas aquilo que não será compartilhado entre elas, enquanto que na virtualização tradicionais todo o ambiente é replicado e isolado por inteiro, demandando maior uso de recursos e gerando maiores custos.

Como os containers podem agilizar meu negócio?

De diversas maneiras, pois a utilização de aplicações conteinerizadas requer que alguns pontos sejam atendidos pela aplicação para que a mesma disponha ao máximo dos benefícios que o container tem a oferecer. Na sequência vamos trazer alguns benefícios da utilização de containers para uma empresa de tecnologia. 

Arquitetura

 A arquitetura das aplicações tendem a seguir uma separação básica entre armazenamento, processamento e cache. Com isso, conseguimos definir que cada container deve ser responsável pelo mínimo conjunto de tarefas possível, criando pequenos pedaços especializados em sua aplicação final.

Além de possibilitar a granularidade das aplicações, outro benefício é a orquestração. A partir do momento em que uma aplicação se divide em vários pedaços é necessário ter controle eficiente de alocação de recursos, definições de arquitetura de rede, configurações e etc. Ferramentas que possibilitam a execução de containers comumente disponibilizam formas de se realizar essa orquestração sem muito esforço.

Flexibilidade

Além dessa reestruturação da aplicação, outro benefício que é atingido ao utilizar containers é a flexibilidade. Os principais provedores de nuvem possuem serviços nativos para a execução de containers, sendo assim sua aplicação ganha a possibilidade de ser executada no provedor de cloud que fizer mais sentido, ou de ser migrada entre os provedores sem muitas alterações. Outro ganho direto a partir do momento que sua aplicação está em execução em algum dos vários serviços de container em cloud é o custo. 

Escalabilidade

A utilização de containers possibilita que a sua aplicação possua o escalonamento horizontal. Ou seja, maior número de containers para atender a um pico de requisições e a remoção desses container quando não forem mais necessários. 

Dessa forma a sua infraestrutura ganha agilidade para comportar grandes volumes de uso e também a capacidade de reduzir recursos momentaneamente desnecessários.

Como posso começar?

O primeiro passo é: conheça as ferramentas disponíveis no mercado e escolha aquela que faz mais sentido para o seu cenário. Existem várias possibilidades para se utilizar containers em sua aplicação, você pode escolher levando em consideração custo x benefício.

O segundo passo é a arquitetura de sua aplicação. Para iniciar de forma saudável a utilização de containers, é necessário garantir que sua aplicação é consistente o bastante para ser reduzida em partes distintas, e ainda assim funcionar de forma correta.

Por fim, avalie as ferramentas de orquestração disponíveis. Faça testes de sua aplicação rodando de forma orquestrada e observe se de fato o ambiente foi configurado de forma a garantir que todos os recursos estão sendo controlados da melhor forma possível.

Como essa tecnologia impacta os clientes Getrak?

Como citado acima, são vários os pontos positivos provenientes da adoção de uma arquitetura onde os serviços são executados em containers. Mas uma métrica que impacta de forma diretamente o nosso cliente é o custo. Ao reduzir os custos de operações nos tornamos capazes de fornecer um produto mais competitivo.

Uma das nossas principais métricas relativas a operações é o custo por veículo, onde calculamos a quantidade de veículos na base e o valor que é gasto para manter cada um deles na nossa base. Esse cálculo leva em consideração transações de banco de dados, tráfego de rede, utilização de recursos computacionais e outros fatores da operação que geram custo de infraestrutura.

Para ilustrar como o fator custo é impactado pela adoção de containers dentro da Getrak.  trouxemos o custo total de um carro antes e depois da utilização da tecnologia de containers em um de nossos componentes de processamento de dados.

Com essa migração foi possível observar uma queda no custo final da infraestrutura por veículo de aproximadamente 10%. Essa redução significativa nos custos nos garante o fornecimento de produtos com melhor preço sem perder o foco na qualidade e desempenho.

A utilização de containers contribui tanto com o avanço de aplicações, ao possibilitar um leque de integrações e ambientes, como na busca contínua de ofertar um serviço com o melhor custo benefício.

A tecnologia de containers está bem consolidada e pode ajudar de forma efetiva na melhoria de entrega e disponibilidade dos serviços, garantindo que sua infraestrutura se torne tão ágil quanto seu negócio.

Quer saber mais como atuamos para oferecer sempre o melhor produto com o melhor custo benefício? Assine nossa newsletter e fique bem informado.